quarta-feira, 19 março, 2025
Ultimas noticias

Equipamentos serão instalados em áreas de risco

O prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, junto do vice-prefeito Sandro Giassi Serafin e do coordenador municipal da Defesa Civil, Seloney Carvalho, assinou na quarta-feira, dia 16, o Acordo de Cooperação Técnica com o Governo Federal, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – para a instalação de pluviômetros automáticos em pontos distintos da cidade. 

A proposta de acordo com o consultor do Cemaden, Geógrafo Gabriel Lima, que realizou o levantamento dos pontos onde os equipamentos serão instalados, visa a obtenção de dados ambientais – pluviométricos, hidrológicos, geotécnicos ou outros – disponíveis em tempo real, além do compartilhamento de informações. “Desta forma será possível propiciar o monitoramento e alerta em áreas de risco. E, assim, contribuir para ações preventivas das defesas civis em todas as instâncias e, consequentemente, minimizar o número de vítimas e os danos materiais decorrentes de desastres naturais”, explicou.

Para o prefeito de Içara a parceria se soma aos esforços do município em desenvolver ações de prevenção às cheias e demais desastres naturais. “A possibilidade de fazer parte do projeto nos foi oferecida após estudos feitos pelos consultores do Centro Nacional de Monitoramento, o que teve como base o registro de desastres. Os equipamentos que serão instalados em quatro pontos da cidade nos ajudarão não somente nas ações preventivas, mas também vão nos possibilitar identificar a vulnerabilidade na ocupação e uso do solo contribuindo com o planejamento urbano, uma vez que estamos com a revisão do Plano Diretor em andamento, e ainda na instalação de infraestruturas”.

“Serão quatro pluviômetros automáticos que devem estar instalados até o final do mês de agosto. Definimos com o Geógrafo alguns pontos de risco na cidade e, assim, os equipamentos serão instalados nas unidades de saúde dos bairros Esplanada, Presidente Vargas e Vila Nova e ainda no CEI Zilda Arns, bairro Primeiro de Maio”, declarou o coordenador da Defesa Civil. 







Colaboração: Imprensa PMI

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis