Conexões corporativas: Sebrae/SC e Cooperja firmam parceria de fomento ao agronegócio

Foto: Divulgação/Amanda Ludwig e Rafaela Custódio - Assessoria de Imprensa Agroponte

Projeto foi assinado na abertura da Agroponte nesta quarta-feira (16/08), em Criciúma

Resultado da colaboração entre produtores e organizações que promovem o empreendedorismo no Brasil, uma promissora parceria nasceu durante a abertura da Agroponte 2023, em Criciúma. Nesta quarta-feira (16/08), o Sebrae/SC e a Cooperja formalizaram o início de um projeto voltado para o benefício dos produtores rurais do Sul de Santa Catarina. 
No ato, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, e o vice-presidente da Cooperja, Antonio Moacir De Noni, realizaram as assinaturas e firmaram uma nova parceria. Chamada de Conexões Corporativas – Agronegócios, ela visa capacitar produtores em diferentes áreas e desenvolver empreendimentos rurais da cadeia de valor da cooperativa. 
“Trata-se de um programa de organização destinado a auxiliar na gestão e no aprimoramento da propriedade”, explicou De Noni. “Uma iniciativa na qual a cooperativa vem trabalhando e, com a colaboração do Sebrae/SC, conduziremos um trabalho em conjunto com os agricultores associados, visando a organização da porteira para dentro”, completou. 

Da competitividade à inovação: os benefícios do encadeamento produtivo 

A parceria de encadeamento produtivo oferece vantagens às grandes empresas, como a Cooperja. A competitividade dos pequenos negócios gera qualidade e preços melhores. Isso garante agilidade no fornecimento e distribuição, além de promover inovação por meio da tecnologia. A colaboração também aumenta a sustentabilidade econômica e otimiza os investimentos para um desenvolvimento. 
“Estamos fazendo um encadeamento produtivo. É um projeto em que utilizamos uma empresa maior, neste caso a Cooperja, e trabalhamos a cadeia de fornecimento dela”, detalhou o analista de projetos do Sebrae/SC, João Alexandre Guze. “O encadeamento produtivo é a mola propulsora desse salto para o futuro”, acrescentou. 

Plano de ação envolve 25 produtores de três municípios 

No encadeamento produtivo com grandes empresas, há uma série de etapas a serem seguidas. Desde a identificação dos desafios na cadeia de valor da instituição, até a criação de um plano de ação individual. Ao longo do processo, são disponibilizados cursos e consultorias, além de um acompanhamento avaliativo. O melhor método foi pensado para os produtores associados à Cooperja. 

“Vamos trabalhar inicialmente, com 25 produtores cooperados, nos municípios de Jacinto Machado, Praia Grande e Santa Rosa do Sul, na área de arroz e fruticultura, além de gestão de negócios e processos”, comentou o analista do Sebrae/SC. “O objetivo é que eles tenham grande competitividade e aumentem a produção. Isso é uma relação de ganho a ganho, tanto para o produtor, quanto para a empresa”, concluiu.

A importância da gestão de propriedade 

A Cooperja é uma das maiores cooperativas no setor de agronegócio em Santa Catarina, com mais de dois mil cooperados e 900 colaboradores. Hoje, com produtos e marcas próprias comercializadas em todo o Brasil. Para o vice-presidente, a parceria com o Sebrae/SC é muito bem-vinda no momento, já que deve aprimorar ainda mais a gestão de propriedade por parte dos associados. 

“Seria um 5S dentro da propriedade do associado, do produtor, para que ele se organize e busque melhorias”, frisou De Noni. “Para nós, da cooperativa, é de suma importância quando o associado trabalha de forma organizada dentro de sua propriedade, uma vez que existem muitos associados que ocasionalmente necessitam de orientação para realizar esse tipo de trabalho”. 

Trabalhando ao lado do corpo técnico da cooperativa, o Sebrae/SC vai disponibilizar toda a orientação e direcionamento especializados. Muitas vezes, o proprietário deseja aprimorar o patrimônio, porém, carece de experiência, especialmente no âmbito interno. Com um enfoque organizacional, a equipe busca ajudar os agricultores a estruturar essa propriedade.

Colaboração: NZBT Comunicação – Assessoria de Imprensa Sebrae/SC – Gerência Regional Sul Texto: Giovana Bordignon – Partner NZBT

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis