A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Homicídios do Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Criciúma, esclareceu os fatos relacionados à tentativa de latrocínio e ao homicídio ocorridos na madrugada do dia 8 de julho de 2026, na Avenida Centenário, bairro Santa Bárbara, em Criciúma.
Na ocasião, a Polícia Civil foi acionada para apurar duas ocorrências aparentemente distintas. A primeira envolvia um homem encontrado ferido nas proximidades do Posto Cidade, vítima de dois golpes de faca na região do tórax. Ele foi socorrido por uma guarnição da Polícia Militar que passava pelo local após a própria vítima solicitar ajuda.
A segunda ocorrência dizia respeito a um homem, de 22 anos, encontrado caído na via pública com um ferimento por arma branca na região da coxa, o qual não resistiu aos ferimentos e morreu antes da chegada do socorro.
As diligências investigativas, com análise de imagens de monitoramento, oitivas de testemunhas e demais elementos probatórios, permitiram reconstituir integralmente a dinâmica dos fatos.
Apuração
Foi apurado que o homem posteriormente encontrado morto era o autor da tentativa de latrocínio praticada contra a primeira vítima. Conforme demonstram as imagens, ele perseguiu a vítima pela Avenida Centenário e conseguiu desferir dois golpes de faca na região do tórax. O crime não se consumou porque, ao perceber a aproximação de uma viatura da Polícia Militar, para a qual a vítima havia pedido socorro, o agressor desistiu da perseguição e passou a correr em sentido contrário pela avenida.
Durante a fuga, o agressor abordou um terceiro indivíduo, sem qualquer relação com os fatos anteriores, também em situação de rua e usuário de entorpecentes. As imagens evidenciam que o agressor iniciou uma nova investida violenta contra esse homem, que conseguiu desarmá-lo. Mesmo após perder a faca, o agressor continuou as agressões físicas, ocasião em que o terceiro, para repelir a injusta agressão, utilizou a própria arma branca e desferiu um único golpe na região da cintura/coxa do agressor.
Em depoimento, o terceiro relatou que, ao perceber que o agressor havia se afastado do local sangrando, lançou a faca nas proximidades e deixou o local. A arma branca utilizada nos fatos foi posteriormente localizada e apreendida por investigadores da Polícia Civil durante as diligências realizadas na região, sendo incorporada aos elementos probatórios da investigação.
A investigação concluiu que a reação desse terceiro ocorreu em situação de legítima defesa, conclusão plenamente corroborada pelas imagens de monitoramento, pelos depoimentos colhidos, pela recuperação da arma do crime e pelos demais elementos de prova produzidos durante a investigação.
Diante da morte do autor da tentativa de latrocínio, o procedimento será encaminhado ao Poder Judiciário sem indiciamento em relação a esse delito, em razão da extinção da punibilidade pela morte do investigado. Da mesma forma, não haverá indiciamento do terceiro envolvido, uma vez que sua conduta foi reconhecida como praticada em legítima defesa.
Com a conclusão das diligências, a Polícia Civil considera o caso integralmente esclarecido.
Polícia Civil de Santa Catarina / Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Criciúma
Delegacia de Homicídios

















