Em uma solenidade realizada no dia 21 de abril, o 6º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) prestou homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Alferes Tiradentes, Patrono Cívico da Nação e das Polícias Militares e Civis do Brasil. A cerimônia, que celebrou a bravura e o patriotismo de Tiradentes, foi realizada em todos os batalhões subordinados ao 6º CRPM.
Tiradentes, um herói brasileiro que lutou incansavelmente pela Independência do país, enfrentou bravamente a opressão e a tirania do sistema colonial, defendendo os seus ideais com coragem e determinação, mesmo diante da morte.
“Seu exemplo serve como fonte de inspiração para o cumprimento das diversas atribuições da Polícia Militar,” destacou o Comandante do 6º CRPM, Coronel Vilson Schlickmann Sperfeld.
Tiradentes, que honrou com a sua própria vida valores éticos e morais fundamentais para a atividade policial militar, deixou um legado que continua a inspirar gerações. Embora o movimento de libertação liderado por ele não tenha alcançado os seus objetivos imediatos, a participação de Tiradentes foi um marco crucial na formação da nação brasileira.
“Sua bravura, seu compromisso com a liberdade e a justiça, e sua superação diante dos obstáculos servem como guia para os nossos policiais na árdua missão de garantir a ordem pública,” pontuou o Comandante do 6º CRPM.
Através da memória e do exemplo de Tiradentes, os policiais militares se dedicam a construir uma sociedade mais justa, segura e próspera para todos os cidadãos.
Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC)
6º Comando Regional (6º CRPM)
9º Batalhão – Criciúma ( 9º BPM)
19º Batalhão – Araranguá (19º BPM)
29º Batalhão – Içara (29º BPM)
Colaboração: Comunicação PM