O Programa Remédio em Casa, com o objetivo de atender as pessoas que fazem uso contínuo de medicações prescritas em tratamento regular, foi apresentado pelo vereador Laudo Calegari (MDB), na Câmara Municipal de Içara. A intenção é encaminhar os medicamentos diretamente à residência dos idosos, com mais de 65 anos ou pessoas com deficiências, mobilidades reduzidas e portadoras de doenças crônicas. A medida atenderá os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o vereador Laudo Calegari a entrega dos remédios em domicílio, além de facilitar a vida do usuário da farmácia da rede pública, também beneficiará o próprio setor público na área da saúde. “Dessa forma evita não somente o acesso e a aglomeração de um grande número de pessoas nas unidades básicas de saúde, assim otimizando a dinâmica e eficiência no serviço público”, defende Calegari.
O projeto de lei em tramitação ainda estabelece que os interessados em obter os benefícios do programa, deverão preencher um cadastro. E a avaliação da necessidade do encaminhamento do remédio à residência do paciente, ficará por conta da assistência social da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto de lei foi encaminhado para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Colaboração: Comunicação Social / Câmara de Vereadores