quinta-feira, 25 dezembro, 2025
Ultimas noticias

Rio Deserto é destaque no 20º Prêmio da Indústria Minero-Metalúrgica

Dois projetos das Empresas Rio Deserto foram premiados na tarde desta terça-feira, 15, no 20º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira. O evento aconteceu em Belo Horizonte (MG). Um dos trabalhos contemplados foi o projeto “Proteção do Eixo Excêntrico”, elaborado por colaboradores da Unidade de Extração Mina Cruz de Malta, localizada em Treviso/SC. O outro projeto premiado, “Adaptação no Suspiro do Tanque no Minerador Contínuo”, foi elaborado por colaboradores da Unidade de Extração Mina 101, de Içara/SC.

Organizada pela Revista Minérios & Minerales, a premiação tem o objetivo de divulgar, anualmente, as melhores tecnologias, processos e conceitos aplicados em mineradoras de todo o Brasil. As Empresas Rio Deserto também já foram premiadas outras vezes no Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, mas nunca com dois títulos em uma única edição da premiação.

Um dos administradores das Empresas Rio Deserto, Valcir José Zanette, destaca que as conquistas revelam a atenção da organização voltada às melhorias de processos. “Além disso também enfatiza o comprometimento e o envolvimento dos grandes profissionais que atuam na empresa. Estes prêmios refletem o trabalho de inovação, qualidade, sustentabilidade e desenvolvimento de recursos humanos, que é a essência da Rio Deserto”, sublinha.

Sobre os projetos premiados

O projeto “Proteção do Eixo Excêntrico” levou em consideração a segurança dos colaboradores. O estudo propôs a instalação de uma proteção no eixo excêntrico das peneiras do circuito de finos do beneficiamento, evitando o risco de acidentes. Para a proteção foram utilizados canos de PVC rígido de alta resistência. A medida, além de evitar acidentes, também facilitou operações como lubrificação, e cumprindo Normas Regulamentadoras.

Já o projeto “Adaptação no Suspiro do Tanque no Minerador Contínuo” consiste em unificar os suspiros do tanque hidráulico elevando seu ponto de respiro, a fim de eliminar qualquer vazamento de óleo causado por inclinação do minerador contínuo. Com a melhoria, não houve mais paradas de produção nem danificação de componentes mecânicos por vazamentos ocorridos devido à inclinação do Minerador Contínuo.

Ambos os projetos conquistaram o primeiro lugar no V PIQ – Programa de Inovação e Qualidade das Empresas Rio Deserto, finalizado em novembro de 2017, sendo o projeto da Unidade de Extração Mina 101 na Categoria 1 “Redução de custos, desperdícios, produtividade, inovação/criatividade e qualidade (produto/processos)” e o projeto da Unidade de Extração Cruz de Malta na Categoria 2 “Segurança, saúde e ambiente de trabalho”.

 

Colaboração: Vanessa Nórdio/Enfatizze Comunicação

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis