PPP visa modernizar iluminação pública e gerar energia através do lixo

Melhorar o sistema de iluminação pública em Içara. Esse tem sido um tema trabalhado pela Administração Municipal já há algum tempo, mas que agora pode ganhar um novo formato, através de uma parceria público-privada (PPP). Uma série de encontros já vem sendo realizada para discutir essa alternativa. Além da iluminação, também está em pauta a efetivação de uma PPP relacionada à destinação do lixo.

“Quanto à iluminação pública, esta questão de parceria público-privada é uma grande necessidade, e deve haver conversas para que se torne realidade. O que acontece é que hoje há uma grande demanda para substituição das lâmpadas atuais da iluminação pública por de LED, devido a uma série de fatores, entre eles, a redução no custo da iluminação. Mas devido ao alto valor, é difícil para o município implantar isso”, declara o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon.

Segundo ele, um estudo realizado indica a necessidade da substituição de aproximadamente 15 mil pontos da iluminação pública pelas lâmpadas de LED. Diante desta situação, será necessário um investimento de aproximadamente R$ 26 milhões. E, o chefe do Poder Executivo municipal afirma que o município não tem condições financeiras de bancar esta mudança.

Lixo como fonte de energia elétrica

Embora neste caso de forma mais embrionária, o prefeito indica que uma parceira público-privada também está sendo estudada para a utilização do lixo, como base para a geração de energia elétrica. Atualmente, o município conta com um aterro sanitário que recebe resíduos de outros municípios. “Precisamos criar alternativas e fazer uma parceria para o uso do lixo na geração de energia elétrica é algo que temos que nos atentar. É importante isso. Mas neste caso, a discussão ainda é inicial”, finaliza o prefeito.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis