O Hospital São José, de Criciúma, realizou nesta quinta-feira, dia 30, a cerimônia de reinauguração do setor de Hemodinâmica, após a conclusão de uma reforma e reestruturação no espaço. A obra recebeu investimento de R$ 1,08 milhão, viabilizado por meio de empresas parceiras, via imposto de renda, com apoio do Conselho Municipal da Pessoal Idosa.
Referência para 45 municípios da região, o serviço atua nas áreas de cardiologia intervencionista, cirurgia vascular, endovascular e neurointervenção. Somente em 2025, foram realizados 15.908 procedimentos, sendo 81% deles pelo Sistema Único de Saúde (SUS), reforçando o compromisso da instituição com o atendimento à população.
A reforma contemplou uma área de aproximadamente 315 metros quadrados e teve como foco a modernização dos espaços, com melhorias na estrutura e na organização dos fluxos, garantindo mais segurança, eficiência e qualidade no atendimento. Entre os avanços estão a reorganização da área de admissão, melhorias na circulação dos pacientes, implantação de vestiários de barreira para os colaboradores e a modernização das áreas de apoio à equipe.
Durante a cerimônia, a diretora institucional do hospital, Irmã Terezinha Buss, destacou o papel das parcerias na concretização do projeto. “Hoje é um dia muito especial para o Hospital São José. Essa conquista só foi possível graças às empresas doadoras, que têm sido parceiras não apenas neste, mas em tantos outros projetos. Nosso pedido é que continuem olhando para o hospital, não por ele em si, mas pelas pessoas que atendemos todos os dias”, afirma Irmã Terezinha.
Homenagem realizada
O momento também foi marcado pela homenagem ao médico cardiologista e hemodinamicista Dr. Danilo Spricigo Peressoni Castro (em memória), que passa a dar nome ao setor. “Ele deixou um legado muito grande. Que esse espaço possa eternizar todo o bem que ele fez e nos inspire a continuar trabalhando pela vida”, completou Irmã Terezinha.
Representando o Conselho Municipal do Idoso, o vice-presidente Edson dos Santos Silva ressaltou a importância de acompanhar a aplicação dos recursos. “Quando vemos um projeto sair do papel e se tornar realidade, isso nos emociona. É gratificante ver que esse investimento está fazendo a diferença na vida das pessoas. O hospital está de parabéns e pode sempre contar com o Conselho”, destacou.
Ao final da cerimônia, foi realizado o descerramento da placa inaugural do novo espaço e a entrega de lembranças aos familiares do médico Dr. Danilo Spricigo Peressoni Castro e às empresas parceiras, em reconhecimento ao apoio na concretização da reforma.



















