DPCAMI de Araranguá, em abordagem a um homem suspeito de cortar os quatro pneus do carro da ex-companheira, encontrou com o mesmo um facão.
Na sequência, após a apreensão do facão no interior do veículo do autor, o homem foi encaminhado à DPCAMI onde foi lavrado um Termo Circunstanciado pela contravenção penal de porte de arma branca, prevista no art. 19 da Lei de Contravenções Penais.
Além disso, por ter danificado completamente os quatro pneus do veículo da ex-companheira, em razão de não aceitar que ela iniciasse um novo relacionamento após a separação, ele responde a inquérito policial que apura o crime de dano, previsto no art. 163 do Código Penal no âmbito da Lei Maria da Penha, dispositivo que prevê a violência patrimonial como um dos tipos de violência contra à mulher com motivação no gênero.
No Termo Circunstanciado, após assinar compromisso de comparecer ao Juízo da Comarca do município e de ter sido interrogado na presença de sua defensora, preferindo invocar o direito de permanecer em silêncio, o homem de 26 anos foi liberado.
Alerta
A Delegaci de Proteção à Mulher de Araranguá aproveita deste ocorrido para alertar a todos que esse tipo de comportamento pode revelar a necessidade de que o homem busque auxílio psicológico para lidar com os sentimentos de rejeição e de posse com relação à ex-parceira.
Por sua vez, que a vítima fique atenta a qualquer sinal de agressividade ou conduta ameaçadora por parte do ex-companheiro e busque apoio e segurança nos órgãos públicos competentes, bem como na família e amigos próximos.
DPCAMI de Araranguá