Uma proposta diferente de incentivo à leitura foi disponibilizada à população na rodoviária de Içara. A geladeira de livros foi inaugurada na manhã de quarta-feira, dia 28, com a disponibilidade de mais de 80 obras, por meio do projeto Compartilhe Conhecimento. O objetivo é que os interessados possam ler no próprio local ou até mesmo levar os exemplares para casa.
Todos podem pegar os livros, levar para conhecê-los, ou até mesmo fazer uma rápida leitura enquanto aguardam o ônibus”, coloca o presidente da FCI, Daniel Loch. Ainda segundo ele, esta é uma forma de facilitar o acesso a leitura para todos e evitar o transtorno de compra ou cadastro em bibliotecas.
Além do governo municipal, o projeto tem o incentivo da professora e escritora Iede Cardoso, que se tornou a primeira madrinha da iniciativa. “É gratificante fazer parte de algo que valorize a leitura. As doações foram feitas por Elizabeth Kunz, que doou sua biblioteca e muito nos alegrou quando veio procurar para fazer parte. Eu quero poder cuidar e auxiliar para que isto cresça sempre mais”, pontua Iede.
O local homenageia a professora Constância da Rosa Lodetti, que lecionou na cidade por muitos anos. Quem conheceu a novidade destaca a importância de pequenos gestos como este para a promoção da leitura. “Ficamos alegres em ver isto sendo realizado aqui. É uma forma de fazer com que todos tenham o acesso a leitura, seja enquanto esperam o transporte ou para levar ao conforto de casa. Com certeza a vontade de conhecer esses títulos será grande de quem passar pela geladeira”, coloca Ana Júlia Lopes, que aproveitou para conhecer a proposta.
Colaboração: Imprensa PMI