O mês de setembro é dedicado à prevenção do suícidio, e diversas reflexões sobre a temática são realizadas em todos os setores sociais. De acordo com o Anuário brasileiro de Segurança pública de 2021, o Brasil registrou 35 suicídios por dia em 2020, sendo que 12.895 mortes por suicídio registradas no ano.
Pensando nisso, o estúdio Bee Ink Tattoo, de Criciúma, desenvolveu um projeto especial para o período. Durante o setembro amarelo, pessoas podem compartilhar suas histórias e cobrir suas cicatrizes com uma tatuagem, de forma totalmente gratuita. “Acredito que isso irá ajudar a ressignificar uma marca que a pessoa carrega consigo, dando ainda esperança e energia para aqueles que lutam contra algum vício, depressão ou automutilação” afirma a proprietária Jéssica.
O que, afinal, é o Setembro Amarelo?
Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio, sendo que no Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Colaboração: Luiza Leacina/Colmeia Comunicação