domingo, 26 maio, 2024
Ultimas noticias

Acafe inicia celebração do cinquentenário

Foto: Divulgação

Campanha “Acafe: 50 anos desenvolvendo Santa Catarina pela Educação”, foi lançada na noite desta quarta-feira (3/04)

A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), lançou oficialmente as comemorações de seu cinquentenário. O evento de lançamento da campanha “Acafe: 50 anos desenvolvendo Santa Catarina pela Educação”, ocorreu na noite desta quarta-feira (3/04), em jantar no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis.

A celebração não apenas reflete os 50 anos de dedicação da entidade à qualificação de profissionais e oferta de projetos e atendimentos gratuitos, mas também o compromisso contínuo com a excelência acadêmica, o avanço educacional e o fortalecimento dos laços com a comunidade.

“Ao longo destes 50 anos, a Acafe contribui para o desenvolvimento de Santa Catarina por meio da educação. Muito foi feito neste período, e estamos vivendo um momento muito especial em que estabelecemos conexões, não só internamente entre as nossas instituições, mas com o setor público, setor produtivo e terceiro setor. A Acafe é de todos os catarinenses e não pode celebrar sozinha esta data tão especial”, afirmou a presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Presente no evento, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, salientou o orgulho em ter a Acafe no estado. “Vocês são um grande exemplo dessa Santa Catarina que nos orgulha, que é o estado mais competitivo do Brasil, com o maior número de carteiras assinadas, eu não tenho dúvida que a Acafe faz parte disso”, enalteceu Mello, acrescentando a parceria com as Universidades Comunitárias na realização do projeto Universidade Gratuita.

Interiorização do ensino superior

Instituída em 2 de maio de 1974, a Acafe desempenha papel fundamental na interiorização do ensino superior no estado e  contribui significativamente para o desenvolvimento social e econômico de todas as regiões. O secretário de Estado de Educação, Aristides Cimadon, reforçou essa importância. “Tive a oportunidade de fazer parte destes 50 anos de história, desde a fundação. Acompanhamos ao longo dessas cinco décadas o crescimento das nossas instituições e por consequência, do estado de Santa Catarina” afirmou.

Ao fim do evento também foi anunciada uma parceria institucional entre a a Acafe e o sistema Lide Santa Catarina, no movimento “Educação para o futuro” que fomenta iniciativas das Instituições de Ensino Superior (IEs) comunitárias junto ao setor produtivo. Na oportunidade, o presidente do Lide SC, Dalton Batista, anunciou que o Sistema Acafe será o grande homenageado na premiação “Líderes de Santa Catarina 2024”.

Sobre a Acafe

A Acafe é uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega as 14 fundações educacionais criadas no Estado de Santa Catarina por lei dos poderes públicos estadual e municipais. O objetivo desta união é promover o intercâmbio administrativo, técnico e científico entre as Instituições de Educação Superior, na busca de soluções para problemas
comuns nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Calendário comemorativo

As comemorações incluem uma série de eventos ao longo do ano, como homenagens do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), encontros estratégicos com autoridades, cerimônias especiais em universidades associadas e atividades culturais abertas à comunidade.

● Março a outubro: Circuito Universidade Gratuita: Santa Catarina Melhor pela Educação.

● 03 de abril: Evento de lançamento do cinquentenário da Acafe.

● 16 de abril: Homenagem do Conselho Nacional de Educação (CNE) ao cinquentenário da Acafe.

● 02 de maio: Data do aniversário de 50 anos da Acafe; Lançamento do podcast Acafe; lançamento das comemorações aos 60 anos da Furb.

● 03 de maio: Evento cultural – Show com Dazaranha e Camerata Florianópolis.

● 13 de maio: Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) em homenagem ao cinquentenário da Acafe.

● 14 de maio: Homenagem do Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) ao cinquentenário da Acafe.

● 22, 23 e 24 de maio: 9º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Fiepe) e Acafe Challenge.

● 30 e 31 de maio/01 junho: 27ª Confraternização dos Funcionários e Professores das Fundações Educacionais do Sistema Acafe (Cofafe).

● 11 e 12 de junho – Semana Acafe em Brasília: Sessão Solene da Câmara dos Deputados em homenagem ao cinquentenário da Acafe; Agendas estratégicas com MEC; Capes; Comissão de Educação da Câmara e Senado; Fórum em Defesa das Universidades Comunitárias; Fórum Parlamentar Catarinense.

● 20 a 27 de junho: Homenagem do Grupo de Líderes Empresariais (Lide/SC) ao cinquentenário da Acafe e lançamento do Manifesto pela Educação.

● Julho: Cerimônia de Concessão de Títulos Honoríficos – Honoris Causa e Mérito Educacional Acafe – à entidades e personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da entidade e da educação superior em Santa Catarina.

● 19 de julho: Comemoração aos 65 anos da Uniplac.

● Agosto: Homenagem do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) ao cinquentenário da Acafe; Encontro de Estudantes do Sistema Acafe.

● 23 de agosto: 1º Encontro de Corais Acafe.

● 20 de setembro: Comemoração aos 60 anos da Univali.

● 23 de setembro: Comemoração aos 50 anos do Unibave.

● Outubro: Missão Internacional de reitores do Sistema Acafe.

● Dezembro: Encerramento do ano comemorativo com lançamento de livro e documentário da Acafe.

Colaboração: Agecom

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis