quarta-feira, 29 maio, 2024
Ultimas noticias

Bombeiros realizam treinamento estratégico voltado ao combate a incêndio

Foto: Divulgação

Cerca de 40 bombeiros militares participaram da capacitação

Na última quarta-feira (3), o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) de Criciúma, promoveu o primeiro Treinamento Operacional Militar, voltado ao combate a incêndio, para cerca de 40 bombeiros militares que realizam os serviços administrativos em várias cidades da abrangência do batalhão. O evento, que aconteceu nas dependências da sede, teve como principal objetivo fortalecer as habilidades e o preparo dos bombeiros.

O comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, ressalta que independente deles estarem ligados às atividades operacionais ou administrativas, é importante que estejam preparados para responder a qualquer situação de emergência. “Quando acontece alguma ocorrência de maior impacto, nós chamamos as outras guarnições para prestar apoio, mas é muito mais fácil e rápido já mandar quem está no quartel realizando serviços administrativos, consequentemente vamos ter um tempo resposta mais rápido”, ressaltou.

A capacitação de combate a incêndio foi dividida em três oficinas: equipamento de proteção respiratória, usado durante o combate à incêndio e rescaldo; montagem de estabelecimento, que consiste em uma padronização do sistema de montagem e conexão de equipamentos usados em operação de combate a incêndio; e sobre a auto escada mecânica, onde foram trabalhados os protocolos institucionais para o acompanhamento em meio a ocorrências.

No decorrer desse ano, mais treinamentos como esse devem ser realizados com o serviço administrativo e operacional. Serão mais sete temas diferentes, buscando relembrar os tipos de serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. As capacitações devem ocorrer em mais quartéis que pertencem ao 4° BBM, com bombeiros de diversas cidades da região.

Além de promover uma atividade de integração com os colegas de farda, os bombeiros relembraram os tempos do Centro de Ensino Bombeiro Militar. A cabo Camila João se formou em 2012 e atua no administrativo do quartel de Forquilhinha há cinco anos, ela relembra que não havia mais tido contato com os equipamentos desde 2021, quando realizou o curso de formação de cabos. “Resgatar essa essência do bombeiro que existe em cada profissional é fundamental para estarmos devidamente preparados e assim dar a pronta resposta a possíveis ocorrências”, frisa a cabo Camila.

O conteúdo do treinamento foi ministrado pelo seção de instrução e ensino do 4°BBM, juntamente com bombeiros militares que atualmente fazem parte do operacional e que também sempre realizam treinamentos diários, reafirmando o compromisso com a excelência no serviço prestado à comunidade, independente da área de atuação.

Colaboração: CBM/Comunicação 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis