Vitória-régia garantiu momentos de descontração e leveza aos internados na instituição
Um sorriso que se abre, um movimento que enaltece o carinho e o amor, um momento diferente em meio ao tratamento, que muitas vezes pode ser difícil ou doloroso. A visita de um pet pode transformar a rotina e fazer com que o ambiente hospitalar seja mais leve. Foi isso que a pequena Vitória-régia, uma cachorrinha, possibilitou aos pacientes do Hospital São José em uma visita realizada na instituição.
“Nós sabemos que a visita pet é um trabalho que já vem sendo desenvolvido. Os voluntários se reúnem e levam esses animais que tem todo um acompanhamento veterinário para fazer essas visitas. Conversei com a nossa gerente de enfermagem, pois percebi desde que ela chegou para nós, a cachorrinha sempre demonstrou ser muito dócil, então fizemos uma experiência e este primeiro momento com os pacientes foi incrível. Se a Vitória-régia se adaptar, ela pode ser a primeira e, logo, outros pets também podem fazer esse trabalho”, explica a psicóloga do HSJosé, Fernanda Fernandes.
De acordo com Fernanda, a visita especial proporcionou momentos de alegria a todos os pacientes.
“Percebi que os pacientes, além da música, viam a Vitória-régia e abriam um sorriso, lembravam dos seus animais de estimação. Despertou tanto afeto nas pessoas que até aqueles que não conseguiam falar, sorriam com os olhos. Foi um momento muito especial. Despertou um sentimento diferente, um sentimento positivo, de amorosidade entre as pessoas. Não teve um paciente que nós passamos que não abriu um sorriso, que não chamou para colocar a mão nela”, comenta Fernanda.
A expectativa é que a visita dos pets seja transformada em algo recorrente na instituição e que irá levar ainda mais carinho, humanização e boas recordações aos pacientes do HSJosé.
colaboração: Jéssica Pereira