A partir desta sexta-feira, dia 8, os carros devem manter o farol baixo ligado durante o dia, assim como à noite, ao trafegarem em rodovias, sejam elas municipais, estaduais ou federais. Para não correr o risco de esquecer de ligar o equipamento e levar uma multa, uma recomendação que existe é a realização da adaptação dos faróis. Desta forma, ao ligar o veículo, as luzes automaticamente acendem, apagando assim que o motor for desligado.
“Todos os carros têm condições de ficar com o farol aceso fixo enquanto o veículo está ligado. Mas a forma como isso é realizado varia bastante de carro para carro. Há aqueles veículos em que é somente fazer uma adaptação que já está pronto. Mas há aqueles que necessitam de um dispositivo (chamado de relé) para que possam ficar assim”, comenta o mecânico eletricista, Luiz André da Silveira. Atualmente, as motocicletas já saem de fábrica com o farol acendendo automaticamente quando o motor é acionado. “O carro depois de ajustado vai ficar idêntico às motos, com o farol obedecendo o que o veículo faz, sem precisar ficar controlando manualmente”, pontua.
Quanto ao preço para esta transformação nos carros, Silveira relata que também varia, dependendo do serviço. “Quando precisa somente fazer a adaptação, o valor é de R$ 20. Já quando precisa colocar o dispositivo, o valor é de R$ 70. Mas independente se precisar do dispositivo ou não, pela serventia que esta alteração dará ao veículo, o valor é consideravelmente baixo. É uma questão simples, mas que faz toda a diferença agora com esta nova lei”, coloca o mecânico eletricista.
Especial Jornal Gazeta