sábado, 22 fevereiro, 2025
Ultimas noticias

Vacinação contra gripe tem doses limitadas

O Ministério da Saúde anunciou na última sexta-feira que a vacinação gratuita contra a gripe estaria liberada à população, mesmo às pessoas que não estão incluídas nos chamados grupos prioritários, a partir de segunda-feira, dia 5. Entretanto, o estoque de vacinas na rede pública não será reforçado, o que faz com que as doses sejam restritas, insuficientes para atender a todos os interessados.

“Devido à baixa procura em alguns estados, para não perder os estoques, o ministério liberou a vacinação, para vacinar enquanto houver disponibilidade. Na nossa região, alguns municípios já atingiram a meta, então sobraram poucas doses. Lembrando que os municípios são obrigados a deixar guardada a segunda dose para as crianças”, explica o gerente regional de Saúde, Fernando De Fáveri.

Em Içara, a procura pelas doses iniciou cedo, antes mesmo da chegada das vacinas. “O ministério fez o anúncio na sexta-feira, após o horário de trabalho, e assim começamos a distribuir as vacinas na segunda-feira pela manhã”, coloca Laura Maté, enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município. “Vamos ter 1,6 mil doses para distribuir para todo o município. Encerrando esse estoque, não haverá mais como vacinar”, alerta.

Segundo Laura, o município mantém-se abaixo da meta na imunização de gestantes e crianças, seguindo a tendência do restante do Estado. “Também não atingimos a meta entre as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), mas a população teve quase dois meses para procurar a vacina”, ressalta.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis