Semana do Trânsito inicia com caminhada e palestras

“Você sabia que, se beber apenas um copo de bebida alcoólica e dirigir, corre o risco de ganhar uma multa de R$ 2.934,70 e ter sua Carteira Nacional de Habilitação suspensa por um ano?”. Esse foi apenas um dos vários questionamentos levantados na manhã de terça-feira, dia 19, durante a abertura da Semana Nacional do Trânsito em Içara. Além das punições previstas a motoristas infratores, tiveram destaque às consequências de atitudes erradas no trânsito, que podem até levar à morte.

A primeira ação de conscientização do dia foi uma passeata com a participação de representantes de diversas entidades. A caminhada iniciou no Paço Municipal e seguiu até a Praça da Juventude Fernando Pacheco. Em seguida, ocorreu o ato oficial de abertura na sede do Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI). Durante a tarde, palestras foram realizadas por integrantes da Polícia Militar.

“Nas estatísticas policiais, mostra-se que a maior causa de morte são relacionadas ao tráfico de drogas, mas neste caso quem morre é quem já está em um mundo nebuloso. Mas hoje, o índice de mortes no trânsito é algo realmente muito alto. E isso nos preocupa, pois geralmente quem morre no trânsito são aquelas pessoas de bem: é um pai de família que busca sustento, é um filho que está cursando uma faculdade buscando um futuro melhor, enfim, as mortes no trânsito geralmente são para lamentar, porque quem morre são pessoas do bem”, considera o comandante da Guarnição Especial de Polícia Militar de Içara (GEIC), major Darci Rodrigues Júnior.

Neste ano, a Semana Nacional do Trânsito tem como tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. “Realmente, as escolhas é a gente que faz. As infrações de trânsito estão diretamente ligadas a nossas decisões. Beber e dirigir é uma decisão da pessoa, mas que coloca em risco a sua vida e a de outros. Quem faz as escolhas corretas não vai se preocupar com as infrações de trânsito e consequentemente a possibilidade de sofrerem algum dano é muito menor”, opina o oficial da PM.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis