Desde que a Operação Abutre foi desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), a prefeitura de Balneário Rincão vem buscando meios de não prejudicar a coleta de lixo do município. Na semana passada o contrato com a empresa Recicle, investigada no caso, foi suspenso e o Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) passou a utilizar equipes próprias para realizar os trabalhos. Mas os serviços de recolhimento devem voltar a sua normalidade já na próxima semana. Isso porque, os vereadores aprovaram ontem, um projeto de lei do Executivo que prevê a contratação de três caminhões para realizar a coleta.
“Resolvemos que a melhor alternativa seria contratar três caminhões e equipes de trabalho para suprir essa demanda. Será um contrato de 90 dias e a coleta de lixo funcionará de maneira normal, conforme o cronograma já estipulado pelo Samae e Prefeitura”, explica o diretor financeiro interino do Samae, Antônio Guisi.
Ainda segundo Guisi, a expectativa é que os trabalhos com os novos caminhões e a nova equipe iniciem o mais breve possível. “Infelizmente, hoje, a coleta de lixo no Balneário Rincão está prejudicada. A prefeitura colocou equipe própria para trabalhar, mas acabamos ficando defasados. Por isso estamos agilizando esse processo de contratar caminhões para que os trabalhos iniciem o quanto antes. A expectativa é que já na semana que vem tudo esteja funcionando corretamente”, acrescenta.
Além de trazer a normalidade aos serviços de coleta de lixo, a contratação de novos caminhões para prestarem os serviços, era gerar uma redução de custos para o Samae. “Podemos dizer que teremos em média uma redução de 30% dos gastos. Ficou mais viável fazermos dessa forma, do que contratarmos uma nova empresa”, explica Guisi. “Em tempo, queremos pedir que a população tenha paciência porque estamos fazendo o possível para ajeitar as coisas. Agradeço a compreensão de todos e garantimos que a coleta será feita novamente nos bairros conforme o cronograma assim que esses caminhões forem contratados”, complementa o secretário.
Projeto viável
O presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Rincão, Edmilson Brás Carlos, o Negão do Brás, ressalta que a preocupação dos edis em relação a coleta já está sanada. Segundo ele, antes mesmo de encaminhar o projeto ao Legislativo, a prefeitura se reuniu com os vereadores para debater o assunto.
“Sentamos com o prefeito na segunda-feira para tratar sobre esse assunto que para nós estava sendo tratado como emergencial. Eles nos expuseram as possibilidades para realizar o trabalho e falaram sobre contratar três caminhões ao invés de contratar uma nova empresa. Ao meu ver, é uma medida que irá sanar esse problema que estamos enfrentando hoje até que essa situação seja inteiramente resolvida e esclarecida”, pontua.
Os custos apresentados pela prefeitura também agradaram os vereadores. “Pelo que nos mostraram, a prefeitura gasta cerca de R$ 90 mil para realizar a coleta mensalmente. Com essa nova opção, de contratar caminhões, esse valor cairia para R$ 60 mil. Ou seja, teremos ainda uma economia, o que é muito bom. Por enquanto, então, estamos satisfeitos com essa nova definição. Agora vamos acompanhar para ver se tudo funcionará corretamente”, finaliza o presidente do Legislativo.
Especial Jornal Gazeta

Gerente flagra funcionário furtando em estabelecimento comercial de Içara
Funcionários de um estabelecimento comercial de Içara perceberam, nos últimos