Buscando aproximar a população do poder legislativo, a tribuna da Câmara Municipal de Içara abre espaço para manifestações de interesse público. Nesse sentido a Associação de Xadrez (ACX-Içara) e o Projeto Karatê Içara estiveram representados na sessão ordinária da última terça-feira, dia 20, com apresentação das atividades desenvolvidas e resultados das modalidades esportivas realizadas em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e Esporte.
De acordo com o professor Everaldo Pereira, o Projeto Karatê teve início em 2009 com sete núcleos atendendo cerca de 200 alunos e atualmente trabalha com 11 núcleos, possuindo aproximadamente 500 alunos. “Com a quantidade ganhamos qualidade. Hoje trabalhamos com mais de 150 atletas, verdadeiros colecionadores de títulos. Somos uma referência para todo o Estado, ficamos entre as três maiores potências na Fesporte”, informa Pereira.
O diretor técnico Claudionor Pirola apresentou o projeto de xadrez nomeado em 2012 Xadrez Que Educa. “Esta parceria nasceu com o intuito de perceber no xadrez algumas qualidades, pois trabalha o raciocínio lógico e concentração, sendo algumas virtudes da modalidade contribuindo com o desempenho escolar”, coloca Pirola.
Içara irá sediar a semifinal do Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez entre os dias 29 de junho e 2 de julho, nas dependências da Sociedade Recreativa Ipiranga. “Já são sete Estados confirmados é esperado mais de 80 atletas”, ressalta. Na oportunidade o diretor técnico sugeriu a criação de uma lei municipal instituindo o xadrez como matéria obrigatória nas escolas municipais. “É um passo bastante importante, a modalidade é referência em nível nacional e o xadrez contribui com o bom rendimento escolar”, pontua.
Colaboração: André Dal Pont/Câmara Municipal de Içara