No segundo dia de realização, o projeto Reciclou Levou, desenvolvido pela prefeitura de Içara, movimentou novamente a Feira da Agricultura Familiar. A exemplo da semana anterior, a troca de materiais recicláveis por alimentos registrou grande adesão também nessa sexta-feira, com a coleta mais que dobrando dessa vez.
A iniciativa visa recolher os materiais que podem ser reaproveitados, oferecendo a cada quilo um vale-compra de R$ 0,50 para uso na feira, que ocorre todas as sextas na estrutura montada ao lado da rodoviária. Além de ajudar os produtores rurais, tem como principal objetivo dar o descarte correto aos resíduos.
“No total, foram recolhidos 4.756 quilos de material, bem distribuídos entre metal, vidro, papelão e plástico”, informa Ivan Réus, presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Içara (Fundai). Ele atribui o bom desempenho à divulgação e ao resultado do primeiro dia, quando foram arrecadadas duas toneladas de material. “As pessoas ainda estavam com receio, aí viram que deu certo e vieram trazer seus materiais recicláveis”, afirma.
“O projeto iniciou semana passada e vem aumentando. Nesta semana, o movimento foi constante desde cedo. O processo de recolhimento começa às 7 horas. Chegamos mais cedo e já tinha pessoas trazendo os materiais para a troca”, completa Magali Leacina, funcionária da fundação.
Especial Jornal Gazeta



















