Depois de três anos de obras e R$ 760,8 milhões investidos, a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, foi inaugurada nesta quarta-feira, dia 15, com a presença da presidente Dilma Rousseff, do governador Raimundo Colombo e do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. A estrutura e o túnel do Morro do Formigão serão liberados até esta quinta-feira.
Dilma Rousseff agradeceu ao governador Raimundo Colombo pelo apoio dos últimos anos e afirmou que a parceria entre governo federal e estadual vai se estender a outras obras de infraestrutura como a BR-470 e a BR-280. “Uma ponte é um símbolo muito forte, ela une, fortalece, permite que você supere obstáculos”, disse.
O governador Raimundo Colombo ressaltou o sentimento de gratidão por Dilma pela ponte de Laguna e outras obras. Ele elogiou o modelo RDC, que simplifica licitações de obras públicas e foi utilizado na Ponte de Laguna, e destacou que o Sul de SC não está mais "ilhado por ar, mar e terra", em referência também ao aeroporto de Jaguaruna
O ministro Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, destacou a melhora que a ponte trará para o trânsito no Sul catarinense e homenageou os mais de 1,5 mil operários que trabalharam na obra. Durante a cerimônia de inauguração, a presidente recebeu do prefeito de Laguna um quadro de Anita Garibaldi, personalidade que dá nome à nova ponte.
Colaboração: Agência RBS/Foto: Roberto Stuckert Filho/PR