quarta-feira, 17 setembro, 2025
Ultimas noticias

Policiais da PMSC concluem curso inédito de formação em cães farejadores de explosivos

Nesta semana, dois policiais militares de Santa Catarina concluíram o 1º Curso de Condutor e Adestrador de Cães Farejadores de Explosivos, promovido pelo Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar do Pará (PMPA).

Os formandos catarinenses, 1º tenente Pablo Pivetta Karsten, do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), e o 3º sargento Yuri Calliari de Freitas, da Companhia de Policiamento com Cães (Canil), integraram um seleto grupo de 30 militares oriundos de diversos estados, como Pará, Maranhão, Amapá e Santa Catarina, além de integrantes da Marinha do Brasil.

Com carga horária de 132 horas, o curso contou com aulas teóricas e práticas sobre temas como Química Aplicada à Detecção de Explosivos, Adestramento Canino Especializado e Fundamentos da Atividade Explosivista. O objetivo principal foi capacitar os profissionais para atuarem com cães treinados na detecção de artefatos explosivos, habilidade estratégica para grandes eventos, como a COP 30, que será realizada em novembro, em Belém (PA), reunindo chefes de Estado de mais de 150 países.

Durante a solenidade de encerramento, o comandante-geral da PMPA, coronel Dilson Júnior, ressaltou a importância da capacitação para a segurança pública nacional. “Teremos aqui mais de 150 chefes de Estado. Precisamos estar preparados para situações de risco, como ameaças de atentados. Esse curso chega em boa hora e mostra o avanço da nossa Polícia Militar na prevenção e resposta a esse tipo de crime”, destacou o comandante.

A formação foi supervisionada pelo comandante do BAC, tenente-coronel Salazar, e contou com a participação de instrutores de renome, como o subtenente Fabiano Rocha (PMERJ), o suboficial Marcone (Marinha do Brasil) e o professor doutor Daniel Anunciação.

Após a formação, o 3º sargento sargento Calliari, da PMSC, afirmou que “viemos buscar conhecimento para aplicar no nosso estado, onde ainda não temos atuação com cães farejadores de explosivos. Agora, com essa formação, vamos repassar o que aprendemos à tropa e iniciar o desenvolvimento dessa capacidade em Santa Catarina”.

A conclusão do curso representa um avanço importante para a Companhia de Policiamento com Cães da Polícia Militar de Santa Catarina, que segue em constante evolução técnica e tática, com foco na excelência do serviço prestado à sociedade catarinense.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis