Os pescadores artesanais de Balneário Rincão já estão no mar, em busca das tainhas. O período legal para a pesca foi aberto na última segunda-feira, mas nesses três primeiros dias, pelo menos até o fechamento desta matéria, não houve captura da espécie no litoral do município. Mesmo assim, os trabalhadores mantêm o otimismo para a safra que inicia.
“Na terça-feira, tivemos uma pesca boa, mas não foi em Balneário Rincão. Os pescadores tiveram que ir até a região do Camacho (em Jaguaruna) para pescar. Foi uma pesca de 1,5 tonelada, mas claro, queremos que os nossos pescadores tenham este sucesso na pesca pelo Rincão também”, coloca o presidente da Colônia de Pescadores Z-33, João Picollo.
Ele destaca que a perspectiva positiva em relação à captura para os próximos dias é ocasionada em função do comportamento dos cardumes e do tempo. “Nossos pescadores têm corrido pela região do Rio Grande do Sul, próximo à Lagoa dos Patos, e temos notícias de bastante peixe. E agora temos que torcer para que eles encostem na nossa região. Isso acontecendo, vamos buscar aproveitar”, menciona.
“O tempo está sendo muito favorável para que isso ocorra. Este frio principalmente, pois com baixas temperaturas os peixes saem do alto mar e buscam a costa por uma água mais quente e é então que acontece a pesca. Claro, além disso, o vento deve favorecer e as condições marítimas também, mas pelo que estamos acompanhando na previsão do tempo, isso acontecerá”, informa o presidente.
Especial Jornal Gazeta