sábado, 25 maio, 2024
Ultimas noticias

Páscoa marca o ápice da fé cristã

Por Alexandra Cavaler

 

As festas pascais iniciaram com o Domingo de Ramos, passam pela Missa do Crisma, Tríduo Pascal e encerram com o Domingo da Ressurreição

 

A Páscoa é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. Dentro do cristianismo, diferentes religiões e denominações celebram a Páscoa de maneira distintas. Os protestantes, por exemplo, não costumam celebrar todos os dias da Semana Santa como os católicos, dando mais importância à sexta-feira Santa e Domingo de Páscoa.

 

A Semana Santa começou no dia 24 de março, com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, ocasião em que as pessoas cobriam a estrada com folhas da palmeira, para comemorar a sua chegada. Já a Sexta-feira Santa é o dia em que os cristãos celebram a morte de Jesus na cruz. E por fim, com a chegada do Domingo de Páscoa, dia 31, os cristãos celebram a Ressurreição de Cristo e a sua primeira aparição entre os seus discípulos.

 

Dom Jacinto Inácio Flach, bispo da Diocese de Criciúma, fala de renovação sacerdotal. “Neste dia, certamente aos olhos de Deus é maravilhoso, porque os seus filhos renovam as suas sagradas promessas do sacerdócio unidos a Ele, do qual todos nós padres fomos chamados a participar”, disse o epíscopo.

 


Programação católica segue nesta sexta-feira

Ontem iniciou o Tríduo Pascal com a missa da Ceia do Senhor, popularmente conhecida como Lava Pés. Na Sexta-feira Santa, é dia de jejum e abstinência, o dia será marcado pela celebração da Paixão do Senhor, às 15 horas, e a procissão do Senhor morto durante a noite. Os dois momentos contam com a presença do Bispo Diocesano. O Tríduo Pascal da Catedral encerra-se no Sábado de Aleluia, dia 30, com a celebração da Vigília da Páscoa, que terá início às 19h. No Domingo da Ressurreição quatro missas serão celebradas o Domingo da Ressurreição na Catedral: às 8h, 10h (presidida por Dom Jacinto), 17h e 19 horas.

 

Confira horários na Catedral e Santuários Diocesanos:

Catedral São José
Sexta-feira: Celebração da Paixão do Senhor às 15h e Procissão do Senhor Morto e Via Sacra às 19h30
Sábado: Missa da Vigília Pascal às 19h
Domingo: Missa de Páscoa às 8h, 10h, 17h e 19 horas

Santuário de Caravaggio
Sexta-feira: Celebração da Paixão do Senhor às 15h
Sábado: Missa da Vigília Pascal às 18h
Domingo: Missa de Páscoa às 8h e 10 horas

Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus
Sexta-feira: Via Sacra da Paixão às 6h e 11 horas
Encenação da Paixão de Cristo às 13h30
Celebração da Paixão do Senhor às 15h
Procissão reflexiva das 7 dores de Nossa Senhora às 16h30
Sábado: Missa da Vigília Pascal às 18h
Domingo: Missa de Páscoa às 9h, 11h, 15h e 19h

Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens
Sexta-feira: Celebração da Paixão do Senhor às 15h e Caminhada Penitencial saindo da comunidade Coloninha até o Santuário às 19 horas
Sábado: Missa da Vigília Pascal às 18h
Domingo: Missa de Páscoa às 8h, 16h e 19 horas

 

Fonte: TN Sul 

Foto: Nilton Alves 

 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis