As escolas municipais de Morro da Fumaça receberam nesta sexta-feira (22) a premiação por se destacarem na arrecadação de resíduos sólidos. A ação foi promovida pelo ator Geraldo Passos, o Palhaço Biriba, e retirou 603 quilos de recicláveis do meio ambiente no mês de setembro.
As três escolas que mais arrecadaram materiais recicláveis foram premiadas com aparelhos eletrônicos: a Vicente Guollo e a Zuleima Búrigo Guglielmi receberam uma televisão 32’ cada, enquanto a Biázio Maragno foi contemplada com uma caixa de som. Os materiais foram recolhidos em sete unidades de ensino e entregues para uma família de recicladores.
A entrega foi feita nas próprias instituições e contou com a presença do Palhaço Biriba, da produtora do teatro, Leila Simionato, e da Secretária de Educação, Greicy Zaccaron, que acompanhou de perto a celebração e destacou a importância da ação. “Este projeto é fundamental não apenas para incentivar a educação ambiental, mas também para promover a união da comunidade escolar em prol de um futuro mais sustentável. Iniciativas assim são essenciais para formar cidadãos conscientes e engajados com o meio ambiente”, afirmou a secretária.
“Escolhi o nome do projeto “Sementes do Futuro”, porque acredito nas crianças e já alcançamos mais de 11 mil crianças com nossos espetáculos neste ano. A premiação foi uma forma de reconhecer o esforço de cada escola e motivar ainda mais os alunos e professores a continuarem comprometidos com práticas sustentáveis. A ação foi um sucesso”, enfatiza Geraldo Passos, o Biriba. “Só temos a agradecer todo o apoio que recebemos da Secretaria de Educação, e de toda a equipe escolar que nos ajudou no projeto. Essa iniciativa de premiar as escolas partiu do próprio Biriba retirando recursos do seu cachê”, completa Leila.
“Foi uma ação muito positiva. Os alunos aprendem bem mais através desta compreensão lúdica e divertida, complementando com o que aprendem em sala de aula com os professores”, coloca a diretora da escola Biázio Maragno, no Distrito de Estação Cocal, Fabiana Padoin.
*Confira o total arrecadado de materiais recicláveis de cada escola:*
Escola Vicente Guollo: 218,5kg
Escola Zuleima Búrigo Guglielmi: 114,5kg
Escola Biazio Maragno: 92,5kg
Escola Agenor Bortolatto: 54,5kg
Escola Pietro Maccari: 53kg
Escola Olivio Recco: 49,5kg
Escola Maurina de Souza: 21kg
Sobre o projeto
O projeto “Sementes do Futuro” é um espetáculo infantil promovido pelo Circo de Teatro do Biriba através da Lei Rouanet e aprovado pelo Ministério da Cultura, tendo como parceiras as empresas Strawplast, Giassi Supermercados, Cyan Química, Copobras e Investir Soluções Financeiras, que através da dedução do Imposto de Renda.
A apresentação também é realizada com apoio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina (PIC) e aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, através da dedução do ICMS das empresas Super das Frutas, Lojas Adelino, Faimec Móveis e Liga Química Industrial.
O espetáculo tem como objetivo promover a educação ambiental e a importância da reciclagem nas comunidades escolares, através da arte e cultura, estimulando a participação ativa dos alunos.
Colaboração: Gabriela Recco