Foi encerrada a pós-temporada da Operação Estação Verão no litoral sul catarinense, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Com o fim da operação, todos os postos de guarda-vidas nas praias de Balneário Rincão, Morro dos Conventos, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres, pertencentes ao 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), estão desativados.
A temporada 2025/2026 registrou mais de 820 mil ações preventivas ao longo de 157 dias de operação, sem nenhum óbito por afogamento em área guarnecida e horários de trabalho dos guarda-vidas. “Além do alto número de prevenções, encerramos mais uma operação sem nenhuma morte por afogamento em área guarnecida. Esse resultado é possível graças ao trabalho dos nossos guarda-vidas e à colaboração dos banhistas que frequentam o litoral sul catarinense”, ressaltou o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.
Ao todo, 268 guarda-vidas civis voluntários e 20 guarda-vidas militares, distribuídos em 76 postos ativados, atuaram na cobertura de aproximadamente 80 quilômetros de orla. Durante o período, também foram registrados 72 casos de arrastamento e cerca de 17 mil ocorrências envolvendo lesões por água-viva.
A Operação Veraneio ocorre em todo o litoral catarinense e é a maior operação realizada pelo CBMSC. “É importante que as pessoas estejam atentas, pois nossos guarda-vidas não estão mais em atuação. A partir de agora, o cuidado deve ser redobrado”, alertou o comandante.
Segundo o subcomandante do 4º BBM, major Jihorgenes Luciano Borges, com a chegada do outono, fatores como a baixa temperatura da água, dias chuvosos e a redução no número de banhistas tornam inviável a manutenção do serviço diário. “O salvamento aquático será retomado no mês de novembro, com o início da próxima operação. Ao longo do ano, o foco é alinhar os pontos positivos e aprimorar ainda mais o serviço para a próxima temporada”, destacou o major.
Foto: CBMSC


















