Incentivado pelos pais desde os primeiros anos de alfabetização, Nicolas Luciano de Souza, de 10 anos, morador do bairro Jardim Silvana, sempre foi um assíduo leitor. Seja em casa, na escola ou em qualquer outro lugar, ele sempre encontra tempo para dedicar-se à paixão pelos livros. E por consequência, mesmo tão jovem, vem desenvolvendo uma série de trabalhos próprios e seus escritos chamam a atenção.
“Sempre gostei muito de ler. Fui incentivado a isso, porque o meu pai e a minha mãe sempre leram bastante. E isso fez com que eu me apaixonasse e passasse a gostar de tudo. Desde que eu estava na primeira série, sempre fiz livros, de quatro páginas, sobre várias histórias. Agora fiz um de oito páginas”, conta o jovem escritor, que está no quarto ano do ensino fundamental e é estudante da escola Lúcia de Lucca.
O livro de oito páginas a que Nicolas se refere é o Super Poderosos, que inclusive será apresentado nesta sexta-feira, em evento na escola. Esta obra foi produzida durante os trabalhos com poemas. E ele diz que se animou a escrever mais títulos. “Já estou preparando o próximo. A ideia deste livro é que conte a história de duas pessoas do Brasil que vão para a guerra”, destaca.
Os pais de Nicolas se veem animados com o entusiasmo do jovem autor. “Ele sempre gostou de ler e nós sempre o incentivamos para que fosse assim. Todo o apoio que ele precisou nós sempre demos. Achamos interessante e importante este gosto que ele tem”, declara a mãe, Juliana.
Livros de poesias
Nicolas será um dos 40 autores que participará na noite desta sexta-feira, dia 2, de um evento promovido para os alunos do quarto ano da escola Lúcia de Lucca. Na ocasião, os estudantes farão o lançamento de um livro com poesias que escreveram ao longo do ano. “Quanto ao livro de poesias, fiz sobre várias coisas, como por exemplo sobre amizade, família, preconceito, bullying e muito mais. A gente aprendeu sobre este tipo de trabalho. A professora deu os temas e nós fomos produzindo da forma como acreditávamos que deveria ser e escrevemos”, menciona o garoto.
Especial Jornal Gazeta