Por Alexandra Cavaler
O Natal é uma época mágica e cheia de tradições! É um momento em que as famílias se reúnem para celebrar. E, acima de tudo, é a festa em que os cristãos comemoram o nascimento de Jesus. Além disso, esse é um momento ideal para refletir sobre o ano que passou, agradecer pelas bênçãos recebidas e pensar nas metas para o próximo ano. Um exemplo de reunião familiar e do que a data significa vem da família Nesi Marinho, de Criciúma, que revela as tradições deste momento cheio de simbolismos.
“O sentido do Natal para nossa família é um momento essencial de união, amor e renovação. É uma época de renovação espiritual, na qual celebramos o nascimento de Jesus, pois somos uma família católica, que busca reforçar os valores da solidariedade, do perdão, do amor e da união”, conta Morgana Nesi, esposa de Marcos Marcos Zanelatto Marinho, e mãe da Manuela e da Marina.
A psicóloga também conta que além de todos os sentimentos que a data traz no dia 25, seu pai, que já faleceu, comemorava aniversário. E esse é mais um dos motivos que leva a todos a se reunirem. “A gente comemora primeiro pela questão de sermos católicos praticantes, como já mencionei. Nós acreditamos nesse renascimento do Menino Jesus na vida de cada um de nós. Mas outro motivo importante é o dia que o meu pai faz aniversário e até a partida dele sempre estivemos juntos, todos! E mantemos isso, junto da nossa religiosidade. Até mesmo os que moram longe participam por meio de videochamada e, assim, nos sentimos um perto do outro”, declarou Morgana, emocionada. “Esse é um período para refletir sobre os ensinamentos de amor, compaixão e esperança que Jesus nos trouxe ao mundo com o seu nascimento”, emendou Marcos.
Confraternização, amor e fé!
Morgana ressalta que os preparativos começam no mês de novembro com a montagem do presépio e a decoração da casa. “Os preparativos para o grande dia começa cedo. Nos reunimos para decorar a casa, minha sogra Maria Marinho, no início de novembro já começa a organizar a montagem da árvore e presépio, aos poucos vamos decorando cada espaço do nosso lar e todo ano fica diferente. Também nos preparamos para a ceia que sempre acontece aqui em casa, com familiares e amigos. Quando meu pai era vivo também realizávamos o almoço de Natal, no dia 25, mas daí na casa dele, por ser o dia de seu aniversário. Até porque ele fazia questão de estarmos juntos para celebrar seu aniversário”, assinalou acrescentando que na noite de Natal a família vai à missa e faz a troca dos presentes.
Memórias
Para a família Nesi Marinho, o momento também é necessário para criar memórias afetivas que são levadas para a vida. “Esse momento de Natal é um momento em que todos estão próximos, porque durante o ano é tudo muito corrido para todos nós. O pai e mãe trabalhando, eu na faculdade, minha Irma Marina estava se preparando para o vestibular e passou para Medicina, um dos nossos maiores presentes deste ano. Então, essa época, mesmo que estejamos diariamente juntos, nos aproxima ainda mais. E isso é indispensável e deve se manter em todas as famílias”, disse Manuela, que também é acadêmica do curso de Medicina.
“A participação da celebração, o verdadeiro sentido do Natal, a confraternização com a família. Tudo acontece para que possamos criar memórias afetivas e fortalecer o vínculo entre os mais próximos. O Natal também nos convida à introspecção, ao agradecimento pelas bênçãos recebidas ao longo do ano e o desejo de renovação e esperança para o ano que está por vir. Desejamos um Natal repleto de muito amor, fé, união e esperança a todos”, completou Morgana.
Colaboração: jornal Tribuna de Notícias
Foto: Nilton Alves



















