O primeiro mandato de Jairo Custódio como prefeito de Balneário Rincão iniciou com o plano denominado de “Cem dias”. A ideia do gestor era reduzir gastos para manter os serviços e iniciar novos projetos. “Com o número menor de servidores equilibramos as finanças e conseguimos realizar todos os eventos da alta temporada com sucesso. Outra ação importante foi a realização do Carnaval, que atraiu cerca de 20 mil pessoas nos três dias de festa”, expõe o prefeito.
Conquista da certidão negativa
O prefeito aponta como conquista positiva para este início de mandato a recuperação da Certidão Negativa de Débitos. “Para conseguir a certidão, tivemos, através da procuradoria do município, que entrar com mandado de segurança no Tribunal de Justiça de Santa Catarina contra o Tribunal de Contas do Estado”, detalha.
Locação da clínica
Na área da saúde, a administração deu o primeiro passo para implantação do pronto-atendimento. Para isso, a prefeitura firmou um contrato de locação com a Clínica Nossa Senhora dos Navegantes. A mudança para o local já começou a ser efetuada e, dentro do prazo estipulado, os serviços de saúde devem começar a ser oferecidos no local. Toda a estrutura da Secretaria de Saúde e mais a policlínica passarão para a nova sede.
Conclusão do asfalto em Barra Velha
Há a expectativa que algumas obras estruturantes possam ter início ainda no primeiro semestre. “O município já tem a garantia, por parte do Governo do Estado, da liberação de cerca de R$ 3 milhões para a pavimentação asfáltica do acesso à praia de Barra Velha. O projeto já está pronto e será encaminhado à ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) de Criciúma para o encaminhamento da assinatura da ordem de serviço”, conta Custódio.
Construção do Cras
Segundo ele, ainda neste primeiro semestre deve iniciar a construção do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), na comunidade de Lagoa dos Freitas. A obra será realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social. “Vamos começar ainda neste primeiro semestre a pavimentação de algumas ruas do bairro Pedreiras”, amplia a informação.
Reforma administrativa
Esses primeiros 100 dias ficaram marcados pelo fato de o Balneário Rincão não ter secretários nomeados, apenas gestores à frente da pasta. Inclusive o prefeito Jairo Custódio e o vice-prefeito Luiz Laurindo assumiram secretarias: Obras e Saúde, respectivamente. A medida foi tomada para economizar. A ideia é que ambos sigam à frente das pastas.
A reforma administrativa ainda levará mais alguns meses para ser concretizada e, neste período, também nenhum secretário será nomeado de forma oficial. “Vamos continuar na mesma toada, procurando sempre a economia, ainda mais que teremos que fazer um cronograma e começar a pagar os restos que ficaram da administração anterior”, ressalta o prefeito.
Especial Jornal Gazeta