Nas estradas, o ano termina com uma estatística negativa. Somente entre os dias 27 de outubro e 11 de dezembro, foram registradas seis mortes em acidentes ocorridos em rodovias da região. Incluindo a Via Rápida, que teve sua primeira vítima antes mesmo da inauguração.
“A principal causa de acidentes no trânsito ainda é a imprudência. Podemos dizer que cerca de 95% das causas é a falta de obediência às regras de trânsito, principalmente no que se refere à velocidade, pois quando não se obedece o limite, a resposta à interferência externa se limita muito”, afirma o sargento Anísio de Souza Fraga, da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) do bairro Liri, em Içara.
“Quando se fala em morte, ultrapassagem em local proibido e não obedecer a preferencial em cruzamento são fatores determinantes”, completa.
Um fator de risco, além do consumo de bebidas alcoólicas, é utilizar o celular ao volante. “O uso do telefone enquanto se dirige infelizmente se tornou algo corriqueiro. Para o trânsito, esta hiper conexão que está tendo entre o ser humano e a tecnologia tem sido catastrófica, pois tira muito a atenção. E a nossa batalha agora é fazer com que o cidadão tenha essa consciência”, diz Fraga.
Especial Jornal Gazeta


















