quarta-feira, 30 abril, 2025
Ultimas noticias

Içarense altera nomenclatura para Bairro Aurora

Usuários do transporte público intermunicipal da Expresso Coletivo Içarense costumam se referir aos ônibus que passam pelo bairro Aurora, em Içara, como Via Mineração. Aliás, esta era a nomenclatura utilizada pela empresa nos últimos tempos, entretanto a situação está se modificando. Quem utiliza a linha com frequência já percebeu a alteração quando alguns ônibus já utilizam o termo Via B. Aurora, para designar aos veículos que passam pela localidade.

Com relação a mudança, o gerente da empresa, Elvio Peruchi, explica que há algumas semanas chegou um pedido da Câmara de Vereadores de Içara, via requerimento, para que a alteração fosse feita. “Sempre utilizamos Mineração, mas como há alguns anos o bairro trocou de nome, passaram a requerer isso. No próprio ônibus nossos funcionários escutavam esse pedido de alguns moradores”, informou Peruchi.

Segundo ele, a alteração começou na última semana e a troca está sendo feita gradativamente. “Alguns ônibus ainda possuem o termo Mineração, mas nos próximos dias todos já devem ter essa mudança finalizada. Assim que forem passando pela garagem para manutenção ou para qualquer outra necessidade, vamos efetuando a troca”, disse Peruchi.

O presidente da Câmara de Vereadores de Içara, Laudo Calegari, informou que a solicitação surgiu dos moradores . “Há um mês, aproximadamente, a comunidade veio até a Câmara fazer o pedido que prontamente foi atendido, explica. “Sem dúvida, receber o nome correto deve ser comemorado, pois há muitos anos deixou de ser chamado Mineração, mas por causa desse termo ainda ser utilizado pela empresa, muitas pessoas se referiam ao bairro desta forma. Agora, acredito que todo mundo passará a chamar de Aurora, pelo nome correto”, aposta o presidente da Associação de Moradores do Bairro Aurora, Lourêncio Lopes.

Conheça a história

O apelido de Mineração e que por muito tempo se tornou o nome mais comum da localidade, deve-se pelo fato do bairro Aurora ser um dos principais da região em extração de carvão. 

Conforme a escritora Maria de Fátima Pavei, no livro “Além dos trilhos do trem”, a existência de carvão aconteceu em 1938, com a extração iniciando dois anos mais tarde. Com isso, diversas pessoas foram atraídas para trabalharem e morarem em Mineração. Mas, já há alguns anos, a extração foi encerrada.

 

Especial Jornal Gazeta 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis