Içara nos últimos seis anos está sendo administrada pelo PT e pelo PMDB, entretanto embora nas eleições municipais as duas siglas conseguiram vencer esse apoio não foi repetido na eleição presidencial. No primeiro turno a vitória havia sido de Aécio Neves e o tucano repetiu o resultado no pleito do último domingo, dia 26.
Na cidade, o candidato do PSDB conseguiu 55,72% dos votos válidos. Isso significa que dos 30.407 eleitores que votaram em um dos dois candidatos, ele recebeu a confiança de 16.944. Enquanto isso, a candidata Dilma Rousseff, levou o voto de 13.463 eleitores.
Prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon destaca que os números registrados na cidade devem ser revistos pela coordenação. “Em Içara tivemos um dos melhores resultados entre os municípios da Amrec. Mas como perdemos, temos que avaliar no que estamos falhando. Não conseguimos captar os votos pelas obras que estão sendo realizadas em Içara através do Governo Federal”.
Gastaldon comentou ainda que a vitória de Dilma foi um avanço para o Brasil, além disso, segundo ele trata-se da manutenção dos projetos sociais e da melhor distribuição de renda. “Os próximos quatro anos serão muito melhores do que esse primeiro quadriênio dela. Muitas obras estão sendo concluídas e a crise mundial está tendo menos força. O país vai começar um novo ciclo de desenvolvimento”, aposta o petista.
Embora 30.407 eleitores tenham tido seus votos validados, neste pleito na cidade 31.721 pessoas aptas a votar compareceram às urnas, mas 493 votaram em branco e 821 optaram por anular. Além disso, a cidade teve a abstenção de 5.681 eleitores.
Especial Jornal Gazeta