Trinta de dezembro de 1961. Essa é uma data realmente histórica para Içara: o dia de sua emancipação político-administrativa. Assim, neste 30 de dezembro, a cidade completa 56 anos de existência. Passado mais de meio século, muita coisa mudou, mas uma situação segue: a força econômica do município, que apresenta diversificação dos setores e está em franco crescimento.
“Ao longo de várias administrações e com a força da sociedade organizada, a cidade avançou bastante. Mas ressalta-se que conta com uma economia muito bem diversificada, pois se a gente pegar o PIB e analisar, vai observar que os setores químico, cerâmico, o comércio, a agricultura, o setor metal-mecânico se equivalem entre 13% e 19% cada um”, coloca o economista e professor universitário Henrique Guglielmi.
Ex-vice-prefeito de Içara, ele chegou a assumir interinamente o cargo de chefe do Executivo municipal. “É uma economia onde, se um setor tiver problema, os demais setores não vão deixar o município sofrer com relação a isso. Não é uma economia baseada em apenas um tipo de atividade econômica. Nisso os empresários e empreendedores da cidade tiveram visão desde o início”, afirma.
Além de citar algumas situações relacionadas a educação e saúde, ele aponta, entre grandes necessidades, a integração no sistema do transporte coletivo. Neste caso, integrando Içara a outros municípios da região. “A integração é um grande sonho meu, pois a nossa região é conurbada e o transporte coletivo precisa ser efetivamente integrado, dando qualidade”, entende.
Guglielmi ainda elenca a necessidade de melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano, que indica a qualidade de vida da população, pois segundo ele o índice de Içara fica abaixo de outras cidades da região. “Içara é uma cidade pujante, que mesmo com apenas 56 anos está marchando fortemente em desenvolvimento, mas tem algumas carências e elas precisam ser enfrentadas”, considera.
Uma das atrações para quem decide morar em Içara ou em realizar investimentos é o fato de ser exatamente uma cidade que luta pelo desenvolvimento econômico. Nos últimos anos, o município tem se diferenciado neste quesito, inclusive com a instalação de novas empresas e até com a ampliação de trabalhos daquelas que já estão instaladas. Isso é valorizado pelo prefeito Murialdo Gastaldon.
“É uma satisfação poder ser prefeito desta cidade, que conta com diversas pessoas buscando o seu crescimento. Somos referência em vários setores, isso faz com que Içara se torne uma cidade diferenciada. Temos várias conquistas e vemos que as pessoas têm prazer de morar nesta cidade. Isso é fundamental”, diz o chefe do Executivo municipal.
Especial Jornal Gazeta