O Governador Jorginho Mello confirmou a instalação de uma Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) em Içara. A autorização é resultado de uma mobilização realizada por autoridades do município que foram até Florianópolis no último dia 24 de junho fazer a solicitação ao delegado-geral da Polícia Civil Ulisses Gabriel.
“Estamos felizes e com o sentimento de dever cumprido. Há muito tempo se fala sobre a necessidade de termos uma segunda delegacia na cidade, porém, nunca houve um movimento organizado com esta finalidade, como fizemos agora”, comentou o vereador Charles Cargnin (PL), autor do requerimento. “Nós iniciamos, organizamos e animamos o movimento, mas foi a força política dos onze vereadores, prefeita e entidades que garantiu o sucesso”, completou.
A nova delegacia irá funcionar inicialmente em um local alugado pelo Governo do Estado ainda a ser definido. Para o quadro de profissionais, já está definido que o novo delegado e o novo psicólogo que serão designados para Içara, conforme anúncio recente, serão realocados para este novo espaço, além de, pelo menos, outros dois policiais. A prefeita Dalvania Cardoso também anunciou que poderá disponibilizar servidores do quadro do município para atividades administrativas nesta delegacia.
Também participaram da mobilização Conseg, ACII, CDL e Rotary Clube de Içara. “A participação das entidades cumpriu papel fundamental, pois puderam esclarecer à autoridade maior da Polícia Civil que esse desejo não tem caráter político, mas essencialmente técnico, já que, conforme o próprio doutor Ulisses nos informou, os casos de crime contra a mulher representam importante percentual nas delegacias”, completou, o vereador.
Colaboração: Ronaldo Adriano
Foto: Divulgação