Os dias da primavera costumam ser agradáveis, com temperaturas mais amenas, um convite para uma alimentação equilibrada e saborosa. A estação das flores traz também uma grande variedade de frutas, como abacaxi, acerola, nêspera, jabuticaba, mamão e manga que garantem qualidade no prato e significam economia para o bolso.
“Dar preferência às frutas da estação é sempre a melhor opção, pois além de mais saborosas, acumulam mais nutrientes. Tudo isso devido à maturação que é realizada naturalmente e a menor utilização de agrotóxicos em seus cultivos, quando comparados com as frutas que não são típicas da época”, indica a nutricionista Alexsandra Medeiros.
Ela ressalta que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo diário de frutas deve ser de no mínimo três porções. “É um alimento rico em vitaminas e minerais e fonte de fibras”, justifica. A profissional ainda destaca o cuidado a se observar com a higienização antes do consumo.
“Recomenda-se dar preferência às frutas in natura e, quando possível comê-las com casca e bagaços. Se utilizadas em sucos, não coar e adicionar alguma fibra, como chia e linhaça, para reduzir a absorção do açúcar da fruta”, indica.
Além do ganho nutricional, escolher as frutas da estação pode ser economicamente mais vantajoso, pois o custo é menor, uma vez que a oferta é maior. “Isso promove uma queda nos preços, gerando uma economia para o consumidor”, aponta Alexsandra.
Especial Jornal Gazeta