Para facilitar o ingresso dos estudantes, Esucri oferece 50% de desconto na matrícula
As Faculdades Esucri estão com matrículas abertas para o primeiro semestre de 2024, e trazendo novidades. A instituição de ensino faz parte do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes) e os estudantes poderão fazer graduação com bolsas de até 100%.
O Fumdes é uma assistência financeira estudantil do Estado de Santa Catarina vinculado à Secretaria de Estado da Educação (SED), instituído pela Lei nº 18.672/2023, e regulamentado pelo Decreto nº 220/2023. Esta assistência estudantil é destinada a efetivas condições para o cumprimento do disposto nos arts. 170 e 171 da Constituição do Estado, tendo como objetivo fomentar o ensino superior e o desenvolvimento e as potencialidades regionais do Estado.
“É um recurso bastante significativo do Governo de Santa Catarina. O aluno vai fazer a inscrição no sistema do próprio governo e pelo índice de carência poderá ganhar uma bolsa que pode chegar a 100%”, explica o diretor das Faculdades Esucri, professor Everaldo José Tiscoski.
No último semestre de 2023, mais de 400 alunos foram atendidos pelo programa na Esucri. “Muitos estudantes receberam bolsas de 100%, um grande grupo 90% e os que menos ganharam foi bolsa de 63%. O detalhe é que a bolsa é para todo o curso. Para facilitar o ingresso dos estudantes na Esucri, nós já concedemos na matrícula 50% de desconto para que ele possa começar os estudos e depois fazer o cadastro e dar a entrada no Fumdes e concorrer a essa bolsa”, ressalta Tiscoski.
Quem poderá participar do FUMDES?
Ser hipossuficiente, segundo o índice de carência (IC);
Ser natural do Estado de Santa Catarina ou residir nela há mais de cinco anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso nas instituições universitárias;
Ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta;
preferencialmente, ser oriundo do ensino médio ou equivalente de escolas das redes públicas de ensino catarinenses ou de instituições privadas, com bolsa integral ou parcial;
Possuir renda familiar per capita inferior a quatro salários mínimos.
“É uma grande oportunidade para os estudantes iniciarem uma graduação. O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado e nada melhor do que ter uma especialização. É uma chance de estudar com bolsa integral por meio do programa Fumdes. E, por isso, os alunos precisam se matricular e concorrer às bolsas”, pontua o diretor.
Atualmente, a Esucri oferece os cursos de graduação em Administração; Marketing e Publicidade; Arquitetura e Urbanismo; Enfermagem; Educação Física Bacharelado e Licenciatura; Ciências Contábeis; Direito; Nutrição; Psicologia; e Sistemas de Informação.
Com uma localização privilegiada no Centro de Criciúma, a Esucri é de fácil acesso. A logística permite que estudantes residentes da cidade e de outras regiões possam chegar ao local utilizando o transporte urbano municipal e a Estação Rodoviária, que ficam a poucos metros da instituição.
Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelo telefone (48) 3431-3700.
Colaboração: Rafaela Custódio/Traquejo Comunicação
Foto: Divulgação/Esucri