O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na segunda-feira, dia 5, foi lembrado em Içara com ação da Fundai na Praça São Donato, abrindo a semana dedicada à preservação ambiental no município. O principal foco desta vez é a necessidade de recolher e dar a destinação correta ao lixo eletrônico, para que esses equipamentos não tragam prejuízos ao meio ambiente e à saúde.
“Durante todo o dia ficamos na praça recolhendo o lixo eletrônico. Bastava a pessoa ir até o local e deixar este tipo de resíduo para que pudéssemos fazer os encaminhamentos necessários, para que o lixo eletrônico não cause danos ao meio ambiente”, destaca a agente educacional da Fundai, Aline Stolk.
Também foi realiza a distribuição de mudas de árvores. “Ter árvore plantada em casa é importante porque o benefício não é somente para a pessoa, mas sim para todos. Ela proporciona sombreamento, promove qualidade de vida, produz alimentos. Então a árvore é para todos. Quem planta árvore tem que estar ciente disso”, relata o biólogo da Fundai, Ricardo Garcia.
Todo o ato realizado na Praça São Donato teve uma participação importante das escolas. Estudantes de unidades educacionais municipais realizaram apresentações também voltadas ao meio ambiente. Entre teatros, poemas e cânticos, os alunos buscaram levar um significado especial a quem estava prestigiando a ação, alertando sobre os cuidados que se deve ter com a natureza.
Especial Jornal Gazeta