Elevatórias do Jaqueline em fase final

Em aproximadamente seis meses, as obras das elevatórias no bairro Jaqueline, em Içara, devem ser finalizadas. Pelo menos é essa a informação dada pelo engenheiro da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) que agora é responsável pelos trabalhos, Gilberto Benedet. Segundo ele, resta apenas a parte final para que o projeto seja inteiramente concluído. 

“Desde janeiro deste ano, a Casan assumiu a responsabilidade pelos serviços de saneamento básico da cidade. E neste contrato, foram agregadas algumas obras que já estavam sendo realizadas, entre elas, esta da elevatória no bairro Jaqueline. Os trabalhos no local estão a todo vapor e estamos agora na parte conclusiva. A expectativa é que nos próximos meses já esteja tudo pronto”, ressalta. 

Benedet diz ainda que um projeto saneamento básico deveria existir em todos os municípios, e que Içara terá um grande avanço após a conclusão dessas obras. “A cidade avança bastante, inclusive porque esse projeto irá atender 40% da área urbana. E os benefícios são muitos. O principal é a destinação adequada dos esgotos de casas. A maioria possui tratamento individual de esgoto que acaba sendo direcionada para a drenagem pluvial sem o tratamento adequado, porque as pessoas não limpam a fossa periodicamente. E, consequentemente, chega até os rios. Com o saneamento básico, melhora a qualidade de vida e diminui a incidência de doenças”, pontua. 

Mas até que tais benefícios fossem assimilados pelos moradores do bairro Jaqueline, muitos protestos precisaram ser feito. O presidente da Associação de Moradores, no entanto, relata que houve um consenso e que hoje a comunidade aceita o projeto. “Não estamos 100% satisfeitos, obviamente, porque temos a preocupação com o mau cheiro. Contudo, conseguimos chegar a um acordo com a prefeitura. Fomos conhecer outros municípios que possuem o mesmo tipo de esgoto sanitário e também tivemos nossas manifestações atendidas. O projeto foi um pouco modificado e os moradores acabaram compreendendo e conhecendo seu funcionamento”, afirma Nilzi Réus. 

Contudo, Réus garante que se algo não sair como combinado, a comunidade votará a se manifestar. “Não adianta mais fazemos nada, pedimos alterações e elas foram feitas. Agora é torcer para que ninguém seja prejudicado. Vamos deixar a obra acontecer e os trabalhos iniciarem, se algo de ruim vir a acontecer, com certeza buscaremos mais uma vez os nossos direitos”, completa o presidente da Associação de Moradores.

Relembre 
As obras das elevatórias ficaram paradas por quase um ano. A discussão era quanto aos transtornos e benefícios que o projeto traria para a comunidade. A maior queixa estava relacionada ao mau cheiro, que atingiria as casas dos arredores. Contudo, após vários meses de discussão e estudo de campo, comunidade e prefeitura chegaram a um consenso.

Cartazes, camisetas, apitos e a voz do povo. Assim eram os protestos realizados pelos moradores do bairro Jaqueline. Quando as obras das elevatórias iniciaram, a comunidade se mostrou contrária e alegou que seria prejudica com o mau cheiro, contaminação da água e, consequentemente, perda da qualidade de vida. A Administração Municipal, por sua vez, argumentou que o projeto de saneamento básico é um sonho de qualquer cidade e é fundamental para o crescimento correto de Içara.

Além de solicitar respostas para as elevatórias, os moradores já possuíam até planos para o terreno onde as obras estavam sendo realizadas. A proposta era criar uma creche para atender crianças de zero a seis anos e uma academia ao ar livre, para que a comunidade pudesse praticar atividade física. Todavia, uma reunião com o prefeito da cidade, Murialdo Canto Gastaldon, e os moradores, culminou em respostas positivas. Foram tiradas as dúvidas da comunidade, explicando corretamente como funciona o projeto das elevatórias. Assim como as visitas realizadas em outras cidades que possuem o mesmo sistema.








Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis