Os mais de 50 mil eleitores de Içara e de Balneário Rincão terão que passar por uma atualização de cadastro para não correrem o risco de perder o título de eleitor e ficar de fora do próximo pleito, marcado para 2018. Isso acontece porque essas duas cidades entraram no cenário da votação biométrica, que está sendo implantada de forma gradativa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em todo o país. Os cidadãos devem começar a ser convocados para atualização a partir da próxima semana.
“Começamos nesta semana uma fase de testes. Os equipamentos ainda estão sendo configurados e, como não estão todos habilitados, não iniciamos divulgação maciça sobre o cadastramento biométrico em razão disso. Eventualmente, ao eleitor que nos procurar nos próximos dias vamos prestar o atendimento, mas realizamos com certa dificuldade, em razão desses testes que estão sendo executados”, explica o chefe do Cartório Eleitoral de Içara, Marcos Moraes.
Ainda que o processo seja mais demorado neste momento, as pessoas que passarem pelo Cartório Eleitoral de Içara já poderão realizar o cadastramento biométrico. “Quem está vindo ao cartório para fazer o procedimento de rotina já está fazendo essa ação. Como não fizemos a convocação geral, até no início da tarde de quarta-feira apenas dez pessoas haviam realizado”, informa Moraes.
Segundo ele, neste primeiro momento não há a obrigatoriedade de cadastramento para os eleitores de Içara e de Balneário Rincão, mas a situação pode mudar em breve. “Conforme a demanda vai surgindo, o Tribunal Eleitoral pode dentro de algumas semanas determinar a revisão de eleitores e, desta forma, quem não realizar o cadastramento biométrico em tempo hábil perderá o título de eleitor”, avisa.
Especial Jornal Gazeta