terça-feira, 25 junho, 2024
Ultimas noticias

Dia da advogada: conquistas que merecem ser celebradas

A luta pela construção de um espaço justo e igualitário para as mulheres não é algo recente, mas uma batalha diária vivenciada por todas, seja qual for a profissão que exerçam.

Na advocacia essa realidade não é diferente, por isso o dia de hoje é tão importante!

Basta analisar que o surgimento das primeiras faculdades de Direito aconteceram no ano de 1827, mas a primeira advogada mulher que tivemos no Brasil estreou suas atividades apenas 72 anos depois, a brilhante e ativista Myrthes Gomes de Campos.

De lá para cá alguns avanços foram conquistados, além do espaço profissional, direitos como suspensão de prazos às gestantes, por conta do nascimento do bebê, assim como quotas de gêneros para composição de cargos na OAB.

A cada ano muitas mulheres se tornam advogadas ao passarem no exame da ordem, mas essa alta quantidade de profissionais ainda presencia diferença de tratamento, seletividade para contratação e remuneração desigual no exercício da profissão.

Talvez você se lembre do caso em que uma advogada foi interrompida de sua sustentação oral por um Ministro do Supremo, na alegação de que desrespeitou a liturgia. Bom, isso aconteceu porque ela se dirigiu aos Ministros como “vocês” e não como “senhores” ou “excelências”, deixando o questionamento se o mesmo aconteceria se fosse um advogado na ocasião ou se a interrupção seria da mesma forma como ocorreu…

Nesse 15 de dezembro parabenizo as advogadas pelo seu dia e também pela ousadia e coragem que o cotidiano exige e cada uma demonstra com excelência.

 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis