Design de interiores é aliado na educação de crianças e adolescentes

Que o projeto de decoração de interiores transforma qualquer ambiente, deixando-o mais belo, criativo e aconchegante todo mundo sabe. O que poucas pessoas sabem é que o design de interiores vem sendo muito utilizado na formação da identidade humana, no autoconhecimento e principalmente no aprendizado de crianças e adolescentes.

O primeiro item a ser seguido, claro, é a organização. O uso de caixas organizadoras ou do próprio mobiliário para guardar brinquedos, livros e objetos que podem causar a distração dos usuários nas horas de estudos e na hora de dormir é essencial.

E se quisermos seguir tendências, um bom exemplo que podemos observar em diversos projetos atuais é a utilização do mapa mundi na decoração do quarto de adolescentes. Utilizar esse recurso além de estimular o gosto e a curiosidade pela geografia também desperta nos pequenos a vontade de desvendar e conhecer locais diversos, buscando novas experiências e aprendizados.

Se formos um pouco mais a fundo na proposta encontramos tapetes do jogo “amarelinha” ou que simulam estradas com semáfaro e afins. Usar o tema de floresta ou fazenda traz a diversidade de fauna e flora para dentro da rotina das crianças, esta que hoje em dia é tão apagada por muros de concreto e pela rotina dos próprios pais no dia a dia. Esse tema de decoração pode ser um grande aliado para uma boa formação das crianças.

Existe um método de estudo que abrange teorias, práticas e materiais didáticos voltados para auxiliar na busca da identidade pessoal e na evolução da criança. Os famosos quartos montessorianos vão muito além do belo design desejado por muitas mamães.

Para aplicar esse método no design é feito o uso de mobiliário e objetos deixados na altura dos olhos das crianças. Todo o quarto é pensado para que a criança se sinta pertencente aquele local. Se sinta confortável em um mundo projetado para suas novas experiências e descobertas.

A criança pode ter ao seu alcance algumas peças de roupas para que ela se sinta livre para escolher o que mais lhe parecer certo assim como caixas e cestos de brinquedos. O mobiliário também pode ser projetado de uma maneira lúdica, alimentando assim sua criatividade.

O uso de espelhos é um ponto forte desse estilo pois a criança ao se ver conhece a si mesma como pessoa única e com seus valores. Ela passa de ser apenas a criança diferente de todos os moradores do lar para ser alguém importante, pois, mesmo que inconscientemente, sua identidade está sendo moldada.

Todos os princípios do método montessoriano devem ser seguidos como um conjunto e analisados ao longo do tempo para compreender e identificar os resultados. Uma boa prova de efetividade desse método educacional é a felicidade da criança com o seu entorno.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis