Criciúma amplia sistema de estacionamento rotativo para melhorar mobilidade urbana 

Com o objetivo de otimizar a mobilidade urbana e ampliar a acessibilidade ao estacionamento, o Governo de Criciúma inicia nesta segunda-feira (17) a segunda etapa da implantação do sistema rotativo. A expansão aumenta para 2.100 o número de vagas distribuídas em 47 ruas e avenidas, contemplando regiões estratégicas como Centro, Pio Corrêa e Comerciário. Dessas vagas, 1.800 serão tarifadas, enquanto o restante será destinado gratuitamente a idosos, pessoas com deficiência e motocicletas.
Com a cidade crescendo exponencialmente e uma população superior a 230 mil habitantes para uma frota de 162 mil veículos, o estacionamento rotativo se torna uma ferramenta essencial para garantir a rotatividade de veículos estacionados. O sistema evita que motoristas utilizem a mesma vaga por períodos prolongados, facilitando o acesso a comércios, clínicas, escolas e demais serviços, beneficiando a mobilidade e a economia local.
O prefeito Vagner Espíndola destaca que a ampliação do estacionamento rotativo é uma medida essencial para organizar o trânsito e fortalecer o comércio. “Garantimos maior rotatividade das vagas, beneficiando motoristas, comerciantes e a população. A medida também contribui para a fluidez do trânsito, reduzindo congestionamentos”, afirmou.
Ele ressaltou que a iniciativa acompanha o crescimento da cidade e a necessidade de um planejamento urbano eficiente. “Evitar que veículos permaneçam estacionados por longos períodos é essencial para garantir que mais motoristas tenham acesso às vagas. Essa é uma ação que promove a democratização da vaga e favorece todos os cidadãos”, enfatizou.
Como funciona?
O sistema opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, com tarifa de R$ 2,50 por hora e possibilidade de pagamento proporcional. O valor pode ser quitado por aplicativo, parquímetro ou pontos credenciados.
O diretor da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), Frank Bez Fontana da Silva, explica que o motorista tem liberdade para escolher o tempo que deseja utilizar a vaga. “O pagamento é feito em intervalos de 15 minutos, ou seja, é possível pagar por 15, 30, 45 minutos, 1 hora e assim por diante. Se precisar de mais tempo, basta adicionar os minutos extras, sem necessidade de comprar uma nova hora inteira”, explicou.
Segundo ele, os valores arrecadados com o estacionamento rotativo são destinados a melhorias na sinalização viária e ao subsídio do transporte público. “Isso garante um retorno direto para a mobilidade da cidade, tornando o trânsito mais eficiente e organizado”, frisou.
Diferença entre Zona Azul e Zona Verde
O estacionamento rotativo de Criciúma é dividido em duas categorias: Zona Azul e Zona Verde. A principal diferença entre elas está no tempo máximo de permanência permitido para cada vaga.
“A Zona Azul permite que o motorista permaneça na mesma vaga por no máximo duas horas. Já a Zona Verde autoriza a permanência por até cinco horas. A diferença é só essa”, explicou Frank Bez Fontana da Silva.
Estacionamento em frente às escolas
Para facilitar a rotina dos pais e responsáveis, veículos estacionados em frente às escolas têm direito a 15 minutos de parada sem cobrança em algumas ruas específicas. O benefício foi acordado com as próprias escolas do centro da cidade, considerando a necessidade dos alunos e das famílias.
Frank reforça que é fundamental que os responsáveis conversem diretamente com a direção da escola para saber quais ruas estão incluídas nesse benefício e os horários estabelecidos. “Se um veículo ultrapassar os 15 minutos gratuitos sem ativar o estacionamento, estará sujeito à cobrança. Além disso, o motorista tem até 5 minutos para realizar o pagamento ao estacionar. Caso um monitor passe nesse período, não emitirá notificação. A partir do sexto minuto, o veículo estará sujeito à cobrança e possível notificação”, alertou.

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