O varejo alimentar “de vizinhança” ganhou fôlego nos últimos anos e segue em expansão. Levantamento recente da NielsenIQ, divulgado pela ABAD, mostra que mercearias e pequenos supermercados já respondem por 33% dos pontos de venda e 30% do faturamento do varejo alimentar no Brasil. O movimento também aparece no comportamento do consumidor: de acordo com o mesmo levantamento, 8 em cada 10 brasileiros fazem a maior parte das compras perto de casa, preferindo conveniência, acessibilidade e segurança como fatores decisivos na escolha do ponto de compra.
Conforme o diretor comercial da rede de supermercados De Pieri, Junior De Pieri, este movimento é favorecido por mudanças de hábito pós-pandemia: consumidores fragmentam mais as compras, mesclam canais e procuram proximidade, rapidez e praticidade. “Inclusive há alguns estudos que demonstram essa diferença também entre gerações. Millennials realizam compras maiores justamente nesses canais de proximidade, enquanto gerações mais maduras mantêm preferência por estabelecimentos maiores”, comenta.
De Pieri Express oferecerá compras rápidas e alimentação fresca no mesmo espaço
E é com base nessa tendência que a rede De Pieri lança, em Jaguaruna, o De Pieri Express, uma unidade compacta às margens da BR (na entrada da cidade litorânea) que combina mercado de bairro com buffet no almoço e padaria/cafeteria ao longo do dia. O espaço tem mais de 300 m², mix inteligente e reduzido (para acelerar a reposição e a decisão de compra) e estacionamento amplo.
“Esse formato nasce para simplificar a vida de quem mora, trabalha ou passa por Jaguaruna, do turista ao colaborador das fábricas próximas. O cliente resolve todas as compras em poucos minutos e ainda tem a conveniência de realizar sua refeição no mesmo espaço. É praticidade, agilidade e experiência em um só lugar”, complementa o gerente comercial, Hanny Botelho.
A lógica do mix segue o conceito do formato: menos excesso, mais resolução rápida. Do essencial da mercearia ao frescor do hortifrúti. “O Express reforça sua vocação em padaria e cafeteria; espaços, estes, pensados para quem precisa pausar, tomar um café e seguir o dia”, diz o diretor de marketing da rede, Bruno Nicoletti, ao complementar: “o espaço traduz a realidade da região: uma parada rápida na BR, uma compra objetiva, um almoço fresco e um ambiente funcional, desenhado para o cotidiano do consumidor”, destaca.
A inauguração do mercado ocorrerá na quarta-feira, dia 22 de outubro. O estabelecimento ficará com as portas abertas das 7h30min às 21h30min, sem fechar ao meio-dia, de segunda a segunda-feira. “O Express é fruto de muito planejamento e da vontade de entregar algo realmente novo para a cidade. Nossa proposta é oferecer uma experiência que una praticidade e acolhimento, mantendo a qualidade que sempre fez parte de nossa história”, finaliza Hanny.