Criados para facilitar o acesso a informações e outros utilitários do dia a dia, os aplicativos para smartphones e tablets estão ganhando mais espaço nas eleições deste ano. Para eleitores que esperam definir em quem votar ou até políticos que buscam mais informações sobre os principais pedidos da população, a tecnologia pode ser um forte aliado. Nas eleições de 2012, a maioria dos aplicativos se limitou a reunir dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas este ano as empresas que desenvolvem esse tipo de ferramenta produziram informações próprias.
No aplicativo "Candidaturas", criado pelo TSE, é possível visualizar todos os candidatos que concorrem às Eleições Gerais de 2014 por cargo e unidade da Federação, e ainda fazer a tradicional "cola" para o pleito do dia 5 de outubro. O eleitor pode ter acesso à situação de cada candidatura com base em dados do portal do tribunal, que pé atualizado diariamente. Para ter acesso a esses apetrechos na palma da mão, o usuário só precisa baixar a ferramenta nas lojas virtuais do Google e da Apple.
A base de dados do TSE é a principal fonte de informações para a maioria dos aplicativos disponíveis nas lojas virtuais. No entanto, a Transparência Brasil, organização reconhecida por pesquisar dados sobre políticos no país, promete ampliar esse conteúdo para quem desenvolve aplicativos.
Em parceria com as empresas de tecnologia Google e Sensedia, eles organizam o primeiro Hackathon – um concurso para desenvolvedores de aplicativos. O diferencial dessa competição é que os produtos devem ser voltados para as eleições, com dados que serão disponibilizados pela Transparência Brasil.
“É uma forma que encontramos para que os desenvolvedores se interessem pela política. Temos um banco de dados com mais informações do que o TSE dispõe, então os aplicativos podem ser mais completos. Já temos mais de 200 inscritos para o evento, que será realizado na sede do Google, em São Paulo”, disse Natália Paiva, coordenadora de projetos especiais do Transparência Brasil.
As inscrições do Hackathon terminam nesta quarta-feira, dia 13. Para mais informações, basta acessar o site da instituição. A partir da próxima sexta-feira, o grupo também vai disponibilizar um site exclusivo para as eleições, com informações sobre o histórico de candidatos a presidente, governador e senador em todo o país.
Colaboração: Hyury Potter/Agência RBS

Trabalhador morre durante manutenção de máquina em cerâmica
Um acidente grave foi registrado no começo da tarde desta