Cocal do Sul foi sede, na manhã desta quinta-feira (23), de mais uma reunião da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). O encontro reuniu os 12 prefeitos do colegiado e foi conduzido pelo presidente da AMREC e prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella.
O prefeito anfitrião, Ademir Magagnin, fez a abertura da reunião e destacou a importância de receber os gestores no município. “É uma honra para Cocal do Sul sediar este encontro. Esses momentos fortalecem a união entre os municípios e nos permitem discutir soluções conjuntas para os desafios que enfrentamos na região”, afirmou.
Entre os principais temas da pauta estiveram a situação das obras estaduais na região, apresentada pelo coordenador regional de infraestrutura do Estado, Miro Ghisi, e a apresentação do programa Top Med Telemedicina, do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIM-AMREC).
A reunião também abordou temas administrativos e estratégicos, como convites para o Festuris 2025 e o 3º Fórum Regional do Turismo Encantos do Sul, definição do ponto facultativo do Dia do Servidor Público, contratos de assessoria técnica, o movimento econômico regional e a atuação do Colegiado de Assistência Social.
Segundo o presidente da Amrec, Valdir Fontanella, as reuniões itinerantes têm sido realizadas ao longo de 2025 como forma de prestigiar os municípios da região e aproximar ainda mais os prefeitos das pautas locais. O formato, que vem sendo adotado desde o início do ano, agora acontece com maior frequência devido à reforma da sede da entidade.
Fontanella destacou ainda que a Amrec vive um novo momento em 2025, marcado por integração, diálogo e união entre os gestores municipais. “Os prefeitos estão unidos em uma nova fase, trabalhando juntos, com um olhar coletivo e regional. Esse espírito de cooperação tem fortalecido muito as ações da Amrec e o desenvolvimento de toda a região carbonífera”, afirmou o presidente.



















