O Brasil é o 5º país em mortes violentas de mulheres no mundo, de acordo com o Mapa da violência de 2015, organizado pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso). Para compreender e refletir sobre essas estatísticas, alunos dos 8ºs e 9ºs anos da Rede Municipal de Içara, estão participando do projeto “OAB vai às escolas”, que este ano tem a temática como guia.
“A violência contra o gênero cresce a cada dia. Conversar com crianças é tentar desmistificar crenças que mulheres não podem ocupar determinados papéis que os homens ocupam, tentando auxilia-los a ter pensamentos e atitudes éticas e coerentes, respeitando as mulheres e as demais pessoas, para termos realmente uma sociedade justa e igualitária”, explica a advogada e presidente da comissão OAB vai à Escola, Carla Vieira Souza.
Além das visitas na sede da OAB em Criciúma, o tema também será abordado em sala de aula a partir de leituras de notícias jornalísticas locais e dados históricos e estatísticos acerca do tema. “Os alunos também responderão um questionário sobre o tema. Além de participarem ao longo do segundo semestre de um concurso de redação sobre o assunto”, completou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia Gerusa Bolsoni. A premiação das melhores redações será realizada em outubro na OAB.
Colaboração: Tânia Giusti/Imprensa PMI