Projeto de lei “Aluno consciente, amigo do vereador”, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Içara, Alex Ferreira Michels, foi protocolado nesta segunda-feira, dia 4. A proposta contemplará os alunos do 9º ano do ensino fundamental e todo o ensino médio das escolas da cidade.
“Acreditamos que aproximar o legislativo dos alunos com faixa etária entre 14 e 17 anos poderá disseminar nesses jovens o desejo de se fazer parte ativa na política municipal, de buscar novas alternativas de melhoria, de oportunizar debates sobre temas que são relevantes para a cidade” pontua o vereador.
A proposta apresentada pretende incluir a participação de escolas do município. Sendo que no primeiro momento o contato será dos vereadores com as escolas, em seguida a escola oficializa sua participação no projeto que terá duração de dois anos e meio. Em todo esse tempo os vereadores (mentores) se reunirão com os alunos eleitos pela escola e então poderão discutir e refletir sobre os problemas da cidade que mais afetam à população.
Além disso, a cada ano do projeto será votado entre todas as escolas e grupos de amigos do vereador a melhor proposta de projeto de lei. “Isso fará com que além de moções, indicações e requerimentos os alunos também passem a pensar em projetos que busquem melhoria para cidade”, reitera Michels. O referido projeto de lei segue para análise das comissões permanentes da Casa.
Colaboração: André Dal Pont/Câmara Municipal de Içara