A Vigilância Sanitária é um importante órgão público que realiza serviços primordiais para a proteção da saúde da população, através de ações integradas de fiscalização e educação. “Buscamos ser um centro de referência para a garantia da construção da cidadania para a proteção à vida”, destaca o coordenador do órgão em Içara, Gilmar Ghislandi.
Entre as atribuições, está a fiscalização e acompanhamento de atividades nos locais de produção, transporte e comercialização de alimentos. “Entre eles podemos mencionar bares, restaurantes, mercados, açougues, entre tantos outros, sempre com cuidado para que aquilo que é comercializado tenha boas condições ao chegar consumidor”, coloca.
A atuação também ocorre em locais de comercialização de medicamentos e de outros tipos de produtos que tenham interesse para a saúde, como farmácias, drogarias, perfumarias e lojas de cosméticos. Assim como também em locais de serviços da saúde, como hospitais, clínicas e laboratórios, bem como a atuação em serviços prestados à comunidade. “Mensalmente coletamos 30 amostras de água em pontos diferentes, tanto em poços ou do sistema da concessionária que realiza o abastecimento de água”, detalha Ghislandi.
Todo e qualquer tipo de denúncia relacionada às questões atendidas pela Vigilância Sanitária devem ser realizadas pela Ouvidoria SUS. Para utilizar este serviço, o munícipe pode usar o telefone 3461-3707, e-mail ouvidoria (sus@icara.sc.gov.br), além do site www.icara.sc.gov.br, ou então dirigir-se até a Secretaria Municipal de Saúde.
Especial Jornal Gazeta