A imunização contra hepatite B e a vacina BCG- que protege contra algumas formas de tuberculose – também estão sendo disponibilizadas aos recém nascidos da maternidade do Hospital São Donato.
De acordo com a Enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Içara, Laura Maté, tais vacinas fazem parte do calendário vacinal da criança e devem ser feitas o mais precocemente possível, após o nascimento. “A iniciativa já realizada em outras maternidades vem de encontro com a precocidade necessária da imunização. E como a aplicação da BCG exige treinamento específico e o prazo de validade do frasco após aberto é muito curto, limitando seu uso em várias Unidades de Saúde, sua utilização no hospital visa facilitar a vacinação para os pais”, explicou.
Laura ainda assinala que a dose será ministrada de segunda a sexta-feira nas crianças que nascerem no hospital durante a semana, “mas aquelas que nascerem no fim de semana deverão procurar as Unidades de Saúde que a BCG seja aplicada, como já acontecia anteriormente”.
A vacina BCG pode ser feita na Estratégias Saúde da Família do bairro Aurora, nas segundas-feiras, das 13h às 15h30 e nas unidades dos bairros Liri e Esplanada, nas sextas-feiras, das 7h30 às 11h30.
Colaboração: Imprensa PMI

















