Os moradores do bairro Liri, em Içara, vão contar a partir desta semana com um novo espaço para receberem o atendimento da atenção básica na área de saúde. A Administração Municipal confirmou para quarta-feira, dia 15, a inauguração da nova unidade de saúde da comunidade, já com os serviços funcionando no local. Em virtude da mudança para a nova sede, a estrutura antiga estará fechada nesta terça-feira.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Jaqueline dos Santos, o novo espaço terá todos os atendimentos que são prestados atualmente. “A grande diferença, a grande melhoria, é que será um local mais amplo, mais adequado para todos os serviços. Isso porque a unidade de saúde do Liri já conta com uma equipe completa, com diversos atendimentos”, enfatiza.
O esforço foi feito para que a mudança afetasse o menos possível os atendimentos para a população. “Claro que vai ter um dia que o posto será obrigado a ficar fechado, porque não terá como atender nem em um local, nem em outro. Mas queremos que o impacto seja o menor possível”, relata Jaqueline. A Administração ainda não divulgou como será utilizado o prédio onde até então funciona a unidade de saúde do bairro Liri, que é do município. Após a desocupação, deve ser levado para o local um novo serviço, para que não fique vago.
“A primeira questão a se definir é a reforma, pois o espaço está bem deteriorado. Antes de levar qualquer serviço, deve-se reformar. Mas para isso, tem que ver o orçamento”, diz a secretária. O prefeito de Içara Murialdo Gastaldon informa que inicialmente cogitou-se a possibilidade de instalação do Ambulatório de Saúde Mental. Entretanto, o espaço deve ficar para outro serviço.
Especial Jornal Gazeta